Boletim de Serviço Eletrônico em 12/08/2022

Timbre
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS
Rua Aprigio Veloso, 882, - Bairro Universitario, Campina Grande/PB, CEP 58429-900
Telefone: (83) 2101-1689 - E-mail: internacional@setor.ufcg.edu.br - http://aai.ufcg.edu.br
  

Edital nº 06/2022/AAI/ISF/UFCG/2022

Processo nº 23096.052748/2022-95

SELEÇÃO DE CANDIDATOS(AS) PARA OCUPAÇÃO DAS VAGAS DOS CURSOS ON-LINE DE IDIOMAS

(FRANCÊS, INGLÊS E PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS)

 

 

A Assessoria para Assuntos Internacionais da Universidade Federal de Campina Grande (AAI/UFCG) e a Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras na UFCG (Rede Andifes IsF-UFCG), no uso de suas atribuições legais, tornam público o Edital nº 06/2022/AAI/ISF/UFCG para ocupação de vagas em cursos on-line gratuitos dos idiomas francês, inglês e português para estrangeiros.

DA ELEGIBILIDADE PARA A OFERTA DOS CURSOS E CANDIDATOS ÀS VAGAS

Poderá se inscrever nos cursos ofertados a comunidade acadêmica da UFCG (discentes de graduação, de pós-graduação, docentes, técnicos-administrativos e trabalhadores de empresas terceirizadas), e, especificamente na oferta de cursos de português para estrangeiros, poderão se inscrever estrangeiros que tenham vínculo com a UFCG, bem como estrangeiros da sociedade civil (comunidade externa).

DOS CURSOS DE IDIOMAS

As informações sobre os cursos (nomes dos cursos, cargas horárias, dias e horários das aulas) estão descritas no Anexo I deste Edital.

Os cursos de idiomas indicados, destinados a diferentes níveis do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR), conforme indicado no quadro do Anexo I, estão organizados com foco no desenvolvimento de habilidades linguísticas para a internacionalização.

Os cursos serão realizados na modalidade on-line, de forma síncrona, com carga horária total de 32 horas, por meio de plataforma digital cujo link será enviado juntamente com o e-mail de orientações, assim que as inscrições dos candidatos forem deferidas.

Haverá dois encontros síncronos on-line, semanalmente, de 2 horas cada, perfazendo 4 horas semanais.

DO NÚMERO, DISTRIBUIÇÃO E OCUPAÇÃO DAS VAGAS

Serão ofertadas 350 vagas, distribuídas em 3 idiomas, conforme oferta de turmas indicada no Anexo I deste Edital, sendo 25 vagas ofertadas pelo Núcleo IsF-Francês; 200 vagas pelo Núcleo IsF- Inglês; e 125 vagas pelo Núcleo IsF-Português para Estrangeiros e falantes de outras línguas (indígenas e surdos brasileiros).

Cada turma terá no máximo 25 alunos e haverá uma lista de espera com 10 alunos para cada turma, sendo todas as vagas destinadas à comunidade da UFCG, com exceção das vagas para os cursos de português para estrangeiros, que poderão ser ocupadas também pela comunidade externa.

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e serão deferidas aquelas cujos candidatos apresentarem os documentos solicitados, respeitando-se a ordem de inscrição.

Serão deferidas as inscrições dos candidatos que cumprirem os requisitos indicados nos itens 1 e 4, respeitando-se a ordem de inscrição.

Será deferida a inscrição, se o candidato tiver:

Preenchido o formulário de inscrição no link apropriado ao idioma;

Enviado o documento comprobatório de vínculo com a UFCG, quando for o caso;

Enviado o comprovante do teste de nivelamento indicando ter o nível de proficiência exigido pelo curso, quando for o caso (nível A2 em diante);

O nível exigido para cada curso está descrito no Anexo II deste Edital, bem como as formas de comprovação. Serão priorizadas as vagas para o nível indicado, podendo os níveis mais altos participarem da turma caso não haja número suficiente de candidatos inscritos com o nível solicitado.

Não há requisito de comprovação de nivelamento para as turmas de nível iniciante (Nível A1).

A convocação dos candidatos em lista de espera seguirá os mesmos procedimentos indicados no item 3.4 e seus subitens.

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser realizadas por intermédio de uma conta Google, para que seja possível a administração das respostas.

Os candidatos só poderão concorrer a 01 (uma) vaga para 01 (um) idioma, com exceção dos cursos de português para estrangeiros, quando os interessados poderão se inscrever em mais de 1 (um) curso desse idioma.

Para os cursos de francês e inglês, caso o CPF esteja inscrito em duas turmas ou mais, o candidato será indeferido em ambas ou em todas as turmas em que se inscreveu.

As inscrições se iniciam às 12h do dia 15 de agosto de 2022 e se encerram às 12h do dia 17 de agosto de 2022, observado o horário oficial de Brasília.

As inscrições deverão ser efetuadas exclusivamente pela Internet, por meio de formulário eletrônico disponível para cada idioma, a saber:

Francês: Formulário de inscrição disponível neste link.

Inglês: Formulário de inscrição disponível neste link.

Português para Estrangeiros: Formulário de inscrição disponível neste link.

Os candidatos deverão se inscrever pelo link indicado e anexar ao formulário o comprovante de vínculo com a UFCG, quando for o caso, em formato PDF, e o comprovante de nível de proficiência também em formato PDF, quando exigido.

A lista de candidatos com inscrições deferidas para cada turma e a lista de espera serão divulgadas no site da AAI-UFCG, para ciência dos candidatos.

DA MANUTENÇÃO E LIBERAÇÃO DE VAGAS

O candidato se compromete, desde então, a comparecer aos dois primeiros encontros para confirmação de sua vaga. Caso o candidato não possa comparecer, deverá entrar em contato com o professor IsF para justificar sua ausência, sob pena de desclassificação.

O candidato perderá a vaga no curso on-line do idioma inscrito em qualquer uma das situações a seguir:

Ter se inscrito em duas ou mais turmas dos cursos de francês e/ou inglês;

Não comparecer aos dois primeiros encontros (primeiras 4 horas do curso) sem justificativa prévia, o que implicará desistência da vaga e disponibilização da vaga prevista aos candidatos em lista de espera. O candidato será automaticamente desligado do curso e ficará sem poder se matricular na próxima oferta de cursos da Rede IsF na UFCG.

Motivos de indisciplina, nos termos definidos no Regimento Geral da UFCG;

Solicitar seu desligamento do curso.

DA CERTIFICAÇÃO

Receberão o certificado de conclusão de curso os alunos que participarem de no mínimo 80% das aulas síncronas e das atividades previstas durante o curso.

O envio do certificado será feito via e-mail após o preenchimento da ficha de avaliação do curso, que será enviada pelo professor IsF.

Os alunos que forem certificados pela Rede Andifes IsF poderão apresentar seu certificado para inscrição em próximos cursos do mesmo idioma, desde que no mesmo nível de proficiência indicado no certificado, sem precisar de outra comprovação de proficiência.

DO CRONOGRAMA

Etapas

Prazos

Instrumentos

Divulgação do Edital Público

A partir de 12 de agosto de 2022

https://portal.ufcg.edu.br

https://www.aai.ufcg.edu.br

Período de inscrições

15 de agosto (12h de Brasília) a 17 de agosto de 2022 (12h de Brasília)

Francês:

Formulário de inscrição disponível neste link.

 

Inglês:

Formulário de inscrição disponível neste link.

 

Português para Estrangeiros:

Formulário de inscrição disponível neste link.

Período de avaliação das inscrições

17 e 18 de agosto de 2022

Documentação enviada pelos candidatos

Divulgação do resultado

19 de agosto de 2022

https://www.aai.ufcg.edu.br

Início das aulas

22 de agosto de 2022

Plataforma digital (as orientações de acesso serão enviadas para os e-mails dos alunos)

Data de chamada da lista de espera

29 de agosto de 2022

Pelo e-mail dos candidatos

Término das aulas

07 de outubro de 2022

O aluno receberá por e-mail o certificado de conclusão do curso

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

A AAI-UFCG e a Rede IsF-UFCG não se responsabilizarão por inscrição via Internet não recebida por quaisquer motivos de ordem técnica de computadores, falhas de comunicação, congestionamentos das linhas de comunicação, procedimento indevido, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados, sendo de responsabilidade do candidato acompanhar a situação de sua inscrição.

A Coordenação Administrativa e a Coordenação Pedagógica Geral da Rede IsF na UFCG reservam-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas neste Edital.

Ao formalizar sua inscrição no presente processo seletivo, o(a) candidato(a) autoriza a AAI-UFCG e a Rede IsF na UFCG a utilizarem seus dados e respostas aos questionários de forma anônima e coletiva, com o objetivo de realizar estudos e levantamentos estatísticos com vistas à melhoria das ações da AAI e da Rede Andifes IsF e à realização de pesquisas científicas na área.

A inscrição do candidato implica a concordância expressa e irretratável com o disposto neste Edital.

Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.

 

Campina Grande, 12 de agosto de 2022.

 

[assinado eletronicamente]

Verônica Macário de Oliveira

Assessora para Assuntos Internacionais

Coordenadora Administrativa da Rede IsF na UFCG

 

[assinado eletronicamente]

Josilene Pinheiro-Mariz

Coordenadora Pedagógica Geral da Rede IsF na UFCG

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por VERONICA MACARIO DE OLIVEIRA MOTTA, ASSESSOR INTERNACIONAL, em 12/08/2022, às 18:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por JOSILENE PINHEIRO MARIZ, PROFESSOR 3 GRAU, em 12/08/2022, às 18:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufcg.edu.br/autenticidade, informando o código verificador 2625055 e o código CRC E73CCD20.



ANEXOS

ANEXO I

OFERTA DE CURSOS

 

FRANCÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA - FLE

Turma

Curso

Nível de Proficiência do Curso

Dias das Aulas

Horários das Aulas

Período do Curso 

Carga Horária Total

Turma 1

Noções de Língua Francesa

A1 (Nível Iniciante)

Segundas e Quintas

14h às 16h 

22/08 a 06/10/2022

32h

 

 

INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA - ILE

Turma

Curso

Nível de Proficiência do Curso

Dias das Aulas

Horários das Aulas

Período do Curso

Carga Horária Total

Turma 1

General English

A1 (Nível Iniciante)

Segundas e Quartas

14h às 16h

22/08 a 05/10/22

32h

Turma 2

General English

A1 (Nível Iniciante)

Segundas e Quartas

18h às 20h

22/08 a 05/10/22

32h

Turma 3

General English

A1 (Nível Iniciante)

Terças e Quintas

14h às 16h

23/08 a 06/10/22

32h

Turma 4

General English

A1 (Nível Iniciante)

Quartas e Sextas

14h às 16h

24/08 a 07/10/22

32h

Turma 5

General English

A1 (Nível Iniciante)

Quartas e Sextas

13h às 15h

24/08 a 07/10/22

32h

Turma 6

General English

A1 (Nível Iniciante)

Quartas e Sextas

15h às 17h

24/08 a 07/10/22

32h

Turma 7

General English

A1 (Nível Iniciante)

Segunda e Quartas

19h às 21h

22/08 a 05/10/22

32h

Turma 8

General English

A1 (Nível Iniciante)

Terças e Quintas

19h às 21h

23/08 a 06/10/22

32h

 

PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA - PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL - PLE/PLA

Turma

Curso

Nível de Proficiência do Curso

Dias das Aulas

Horários das Aulas

Período do Curso

Carga Horária Total

Turma 1

Cine-Debate em Português como Língua Estrangeira/Português como Língua Adicional: Explorando Aspectos Culturais pela Produção Cinematográfica Brasileira

B1 (Nível Intermediário)

Segundas e Quartas

8h às 10h

22/08 a 05/10/2022

32h

Turma 2

Aspectos da Cultura Brasileira

A1 (Nível Iniciante)

Segundas e Quartas

13h às 15h

22/08 a 05/10/2022

32h

Turma 3

Familiarização com o Exame Celpe-Bras

B1 (Nível Intermediário)

Terças e Quintas

16h às 18h

23/08 a 06/10/2022

32h

Turma 4

Acolhimento em Português Brasileiro: Conhecendo os Espaços da Universidade

A1 (Nível Iniciante)

Segundas e Quartas

16h às 18h

22/08 a 05/10/2022

32h

Turma 5

Leitura e Produção de Textos Acadêmicos

A2 (Nível Básico)

Segundas e Sextas

18h às 20h (Seg.)

16h às 18h (Sex.)

22/08 a 07/10/2022

32h

 

 

 

 

ANEXO II

COMPROVAÇÃO DE NÍVEL DE PROFICIÊNCIA PARA OS CURSOS OFERTADOS

 

FRANCÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA - FLE

Turma

Curso

Nível de Proficiência Exigido

Turma 1

Noções de Língua Francesa

Como o curso ofertado será ministrado no Nível A1 (Nível Iniciante), não há exigência de comprovante de proficiência.

 

INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA - ILE

Turma

Curso

Nível de proficiência Exigido

Todas as turmas

General English

Como o curso ofertado será ministrado no Nível A1 (Nível Iniciante), não há exigência de comprovante de proficiência.

 

PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA - PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL - PLE/PLA

Turma

Curso

Nível de Proficiência Exigido

Comprovante Aceito

Turma 1

Cine-debate em PLE/PLA: explorando aspectos culturais pela produção cinematográfica brasileira

B1

Qualquer comprovante de proficiência de Nível A1

Turma 3

Familiarização com o Exame Celpe-Bras

B1

Qualquer comprovante de proficiência de Nível A1

Turma 5

Leitura e Produção de Textos Acadêmicos

A2

Qualquer comprovante de proficiência de Nível A1

 

 


Referência: Processo nº 23096.052748/2022-95 SEI nº 2625055