Boletim de Serviço Eletrônico em 16/08/2022

Timbre
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS
Rua Aprigio Veloso, 882, - Bairro Universitario, Campina Grande/PB, CEP 58429-900
Telefone: (83) 2101-1689 - E-mail: internacional@setor.ufcg.edu.br - http://aai.ufcg.edu.br
  

Edital nº 07/2022/AAI/ISF/UFCG/2022

Processo nº 23096.052437/2022-26

 

PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES(AS) BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS(AS) PARA ATUAÇÃO NA REDE ANDIFES IDIOMAS SEM FRONTEIRAS NA UFCG

LÍNGUA ESPANHOLA E LÍNGUA FRANCESA

 

A Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI) e a Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras (Rede Andifes IsF) na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no uso de suas atribuições legais, tornam pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar estudantes da UFCG para atuação como professores(as) bolsistas e voluntários(as) na oferta de cursos de espanhol e de francês, no âmbito da Rede IsF-UFCG, no segundo semestre de 2022.

DO QUANTITATIVO DE VAGAS

Serão ofertadas 4 (quatro) vagas, assim distribuídas:

Idioma

Vagas para Bolsistas

Vagas para Voluntários(a)

Língua Espanhola

01

01

Língua Francesa

01

01

Total de Vagas

04

DAS BOLSAS

O valor mensal da bolsa será de R$ 800,00 (oitocentos) reais.

As bolsas terão carga horária de 12 (doze) horas semanais, a serem cumpridas de segunda-feira a sexta-feira, em horários acordados com o(a) docente orientador(a).

A bolsa terá vigência de 04 (quatro) meses, a saber, de setembro a dezembro de 2022, mediante disponibilidade orçamentária e financeira, sem possibilidade de prorrogação.

O pagamento da bolsa será efetuado através de conta corrente bancária, que deverá ter como titular o(a) bolsista.

A partir do ato da assinatura do Termo de Compromisso até o prazo final de vigência da bolsa, o(a) discente não poderá receber outra bolsa paga por órgãos oficiais e nem ter vínculo empregatício com qualquer instituição pública ou privada.

Em caso de impedimento dos(as) aprovados(as) nas vagas para bolsistas, não será disponibilizada a bolsa ou haverá o cancelamento desta, sendo convocado(a) o(a) próximo(a) classificado(a), respeitando-se a ordem de classificação no Processo Seletivo.

O(A) estudante selecionado(a) como bolsista que concluir o curso de graduação ou de pós-graduação, trancar matrícula ou se desligar do curso por qualquer motivo durante a execução da ação terá a bolsa cancelada, havendo remanejamento do auxílio para o(a) próximo(a) classificado(a), respeitando-se a ordem de classificação no Processo Seletivo.

DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

Os estudantes deverão apresentar os seguintes requisitos:

Vaga

Requisitos

Língua Espanhola

1. Matrícula ativa na graduação em Letras-Espanhol/UFCG;

OU

2. Matrícula ativa em qualquer curso de graduação ou de pós-graduação da UFCG, desde que comprove formação (graduação ou pós-graduação) na área de Letras-Espanhol;

OU

3. Matrícula ativa em qualquer curso de graduação ou de pós-graduação da UFCG, desde que comprove conhecimento em língua espanhola;

E

4. Comprovante de proficiência em língua espanhola (mínimo nível B2).

Língua Francesa

1. Matrícula ativa na graduação em Letras-Francês/UFCG;

OU

2. Matrícula ativa em qualquer curso de graduação ou de pós-graduação da UFCG, desde que comprove formação (graduação ou pós-graduação) na área de Letras-Francês;

OU

3. Matrícula ativa em qualquer curso de graduação ou de pós-graduação da UFCG, desde que comprove conhecimento em língua francesa;

E

3. Comprovante de proficiência em língua francesa (mínimo nível B1)

Ter disponibilidade de tempo semanal para cumprimento das atividades descritas nos itens 8 e 10 deste Edital.

Ter conexão com internet estável e equipamento próprio, garantindo a qualidade na realização das aulas e reuniões pedagógicas, para atividades na modalidade a distância.

DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

As inscrições deverão ser realizadas no período de 16 a 21 de agosto de 2022, até as 23 horas e 59 minutos do dia 21 de agosto de 2022, respeitado o horário oficial de Brasília-DF, por meio do formulário disponível neste link.

No ato da inscrição, o(a) candidato(a) deverá preencher o formulário e enviar a seguinte documentação, exclusivamente em formato PDF:

Cópia de documento oficial de identidade com foto (RG, Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação ou Registro Nacional de Estrangeiro - RNE);

Comprovante de matrícula ativa no curso exigido como requisito, conforme o disposto no item 3.1;

Histórico Acadêmico do curso ao qual está vinculado(a);

Certificado de proficiência em língua espanhola (para os/as candidatos/as às vagas de espanhol) ou em língua francesa (para os/as candidatos/as às vagas de francês), de reconhecimento nacional ou internacional, desde que reconhecido pelas instâncias legais; ou declaração emitida pela Coordenação Pedagógica Geral da Rede Idiomas sem Fronteiras na UFCG; ou declaração emitida pelo(a) docente especialista de espanhol ou de francês, vinculado(a) à Rede Idiomas sem Fronteiras na UFCG. Nos dois últimos casos, o(a) candidato(a) deverá posteriormente apresentar proficiência permanente.

No preenchimento do formulário de inscrição on-line, poderá ser informado o nome social seguido do nome civil, conforme estabelecido pelo Decreto Federal nº 8.727/2016, que, em parágrafo único do Art. 1º, considera nome social a designação pela qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida.

Não serão aceitas inscrições incompletas, com falta de documentos ou fora do prazo estabelecido no item 4.1 e no Cronograma (item 11) deste Edital.

O(A) candidato(a) assumirá a responsabilidade pelos dados fornecidos no ato da inscrição.

DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

A Seleção compreenderá as seguintes etapas:

Análise Documental, de caráter eliminatório; Entrevista, de caráter classificatório; e Prova Didática, de caráter eliminatório e classificatório.

A Análise Documental compreenderá a verificação dos documentos solicitados no item 4.2 e em seus subitens.

A Prova Didática será realizada virtualmente, por meio da plataforma Google Meet, sendo o link para a sala enviado ao(à) candidato(a) por e-mail, antes do dia da prova, e consistirá na apresentação oral de uma microaula, a ser ministrada em língua espanhola (para os/as candidatos/as às vagas de espanhol) e em língua francesa (para os/as candidatos/as às vagas de francês), com duração de 20 (vinte) minutos, sobre os seguintes temas:
I. Español: Estrategias de lectura y escritura académica en español para estudiantes de grado y postgrado;
II. Français: Stratégies de lecture et d'écriture académique en langue française pour des étudiants de licence et post-graduation. 

Caso seja necessária demonstração de manejo de interação virtual, convidados(as) poderão participar da aula.

Ao início da Prova Didática, o(a) candidato(a) deverá entregar cópia do plano de aula a cada membro da Comissão de Avaliação, composta por três avaliadores(as) do idioma específico, podendo ser especialistas da UFCG ou da equipe de especialistas da Rede IsF.

A Entrevista ocorrerá logo após finalizada a Prova Didática.

DA PONTUAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

A pontuação será atribuída com base no seguinte quadro:

Etapa

Pontuação

Prova Didática

0 a 100

Entrevista

0 a 100

Cada avaliador(a) julgará independentemente cada etapa, atribuindo suas notas individualmente, expressas em números inteiros que obedecerão a uma gradação de 0 (zero) a 100 (cem). 

A nota final de cada candidato(a) será calculada pela média aritmética das notas atribuídas pelos(as) examinadores(as), estatisticamente arredondadas com uma casa decimal. 

O(A) candidato(a) que tenha cumprido todas as exigências deste Edital, e cuja média aritmética seja igual ou superior a 70,0 (setenta), será considerado aprovado. 

Em caso de empate, será considerado como critério de desempate o maior nível de proficiência.

Os(As) candidatos que não apresentarem os requisitos indicados no item 3.1 terão sua inscrição indeferida.

DOS RECURSOS

Cada candidato(a) poderá interpor apenas 01 (um) recurso para cada ato disciplinado neste Processo Seletivo, não podendo tal recurso se referir a ato de outro(a) candidato(a).

Os recursos deverão ser enviados exclusivamente para o e-mail internacional@setor.ufcg.edu.br, conforme os prazos previstos no Cronograma (item 11) deste Edital.

As decisões referentes aos recursos interpostos serão divulgadas no site da AAI e não poderão ser objeto de novos recursos.

Não serão aceitos recursos que estiverem em desacordo com qualquer uma das normas definidas nesta seção.

Do PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS(AS) BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS(AS)

Os(As) bolsistas e voluntários(as) selecionados(as) para as vagas deverão participar de curso de formação para atuação no ensino de línguas para internacionalização, no âmbito da Rede IsF, como residência docente.

O processo formativo será teórico-prático, envolvendo atividades de oferta de cursos do Catálogo de Cursos IsF para a comunidade acadêmica local e/ou nacional, a depender das necessidades.

A formação para atuação na Rede Andifes IsF compreenderá:

Formação teórico-pedagógica: 6 (seis) horas semanais, envolvendo o(a) docente orientador(a) responsável pelo(a) bolsista e voluntário(a) ou grupo de docentes da UFCG, ou, ainda, grupo de docentes especialistas credenciados à Rede IsF, e contando também com a participação de parceiros internacionais.

Formação prática: 6 (seis) horas semanais, envolvendo levantamento de necessidades, planejamento da oferta, desenvolvimento e/ou análise de material didático, organização e manejo de sala de aula, avaliação e demais atividades pedagógicas e administrativas pertinentes à oferta de cursos. 

O processo formativo poderá ocorrer de forma remota, parcialmente remota ou presencial, se e quando for possível, sendo esta uma decisão dos(as) orientadores(as), com base nas diretrizes institucionais.

As horas dedicadas dos alunos selecionados serão organizadas e articuladas entre bolsista e voluntário(a) e orientador(a).

Dos BENEFÍCIOS DOS(AS) BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS(AS)

O(A) bolsista e o(a) voluntário(a) vinculados(as) à Rede Andifes IsF terão como benefícios:

Ser credenciado(a) à Rede IsF e participar de um movimento nacional de melhoria da proficiência linguística em diferentes idiomas, em prol do fortalecimento da política linguística institucional, da área de ensino de línguas e dos profissionais de idiomas.

Ter e-mail do IsF, que permitirá acesso a diversos recursos formativos e orientação pedagógico-administrativa para organizar suas atividades.

Ter acesso, pelo e-mail do IsF, à plataforma 365, ao TEAMS e ao Moodle IsF, de forma a participar do conhecimento gerado no âmbito da Rede.

Ter acesso a aulas produzidas pela Rede IsF com participação de especialistas de todo o Brasil e também de especialistas estrangeiros(as) credenciados(as) ou convidados(as) da Rede IsF.

Ter oportunidade de conhecer tecnologias para usar na gestão das atividades pedagógicas, bem como para ministrar aulas.

Fazer parte de grupos de discussão em nível nacional.

Poder se inscrever em editais de mobilidade e em ações específicas promovidas pela Rede IsF e seus parceiros nacionais e internacionais.

Poder fazer parte de pesquisas científicas desenvolvidas pela UFCG, pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e por especialistas credenciados(as) à Rede IsF.

Fazer parte de uma comunidade de professores(as) de idiomas que discute, articula e amplia a visão de trabalho e pesquisa no Brasil e no exterior.

DAS ATRIBUIÇÕES E COMPROMISSOS DOS(AS) BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS(AS)

Os(As) bolsistas e os(as) voluntários(as) da Rede Andifes IsF deverão:

Realizar o curso autoinstrucional sobre a Rede IsF, disponível na plataforma https://cursos.poca.ufscar.br, intitulado Rede IsF: Conhecendo o Idiomas sem Fronteiras, devendo a emissão do certificado do curso ser solicitada pelo e-mail do IsF.

Participar do processo formativo indicado pelo(a) orientador(a) e pela gestão nacional da Rede IsF.

Ministrar cursos de línguas e cultura do idioma para a comunidade acadêmica vinculada às universidades credenciadas na Rede IsF, a saber: estudantes matriculados(as) nos cursos de graduação e de pós-graduação, servidores(as) docentes e técnico-administrativos(as), e trabalhadores(as) terceirizados(as), bem como para a comunidade externa.

Conhecer o material didático que compõe a base dos cursos e desenvolver materiais didáticos ou atividades complementares de ensino do idioma para o qual está se candidatando.

Acompanhar a participação e a evolução de sua turma de alunos(as) nos cursos ofertados.

Orientar os(as) alunos(as) regularmente matriculados(as) nos cursos ofertados no âmbito da Rede Andifes IsF.

Participar de reuniões acadêmicas e administrativas de planejamento e de estudos, visando ao adequado andamento das atividades.

Responder pela regência de 2 (duas) turmas, no caso do(a) bolsista, e de 1 (uma) turma, no caso do voluntário(a), com carga horária de 4 (quatro) horas semanais para cada turma.

Repassar, via planilha de acompanhamento, informações sobre os(as) alunos (faltas, notas etc.).

Zelar pela integridade do uso dos logins/senhas que lhe forem atribuídos e responsabilizar-se por estes e por quaisquer mensagens e acessos que sejam realizados.

Divulgar a Rede Andifes IsF e participar de eventos culturais.

Preencher relatório mensal de atividades para geração de relatórios e pesquisas necessários à gestão das ações, havendo desligamento do(a) bolsista que não realizar a entrega dos relatórios.

Atuar como aplicador de testes proficiência junto às agências certificadoras, sempre que necessário.

Utilizar o e-mail da Rede somente para os fins das ações no IsF.

Executar as tarefas relacionadas à prática administrativo-pedagógica de oferta de cursos até a finalização da turma.

Respeitar alunos(as), colegas, especialistas e convidados(as), promovendo educação de qualidade.

Agir de forma ética, responsável e comprometida com os propósitos do ensino superior público no qual atuará.

DO CRONOGRAMA E LINKS DE ACESSO

Etapas

Prazos

Links de Acesso

Lançamento do Edital do Processo Seletivo

16/08/2022

https://portal.ufcg.edu.br

https://www.aai.ufcg.edu.br

Período de Inscrições

16 a 21/08/2022

Formulário neste link

Análise Documental

22/08/2022

Não se aplica

Divulgação da Lista Preliminar de Inscritos(as)

23/08/2022

https://www.aai.ufcg.edu.br

Interposição de Recursos à Lista Preliminar de Inscritos(as)

24/08/2022

Enviar para:

internacional@setor.ufcg.edu.br

Divulgação da Lista Final de Inscritos(as)

25/08/2022

https://www.aai.ufcg.edu.br

Divulgação do Calendário da Prova Didática e da Entrevista

26/08/2022

https://www.aai.ufcg.edu.br

Realização da Prova Didática e Entrevista

29/08/2022

Os links serão enviados aos e-mails dos(as) candidatos(as)

Divulgação do Resultado Preliminar da Prova Didática e da Entrevista

30/08/2022

https://www.aai.ufcg.edu.br

Interposição de Recursos ao Resultado Preliminar da Prova Didática e da Entrevista

31/08/2022

Enviar para:

internacional@setor.ufcg.edu.br

Divulgação das Respostas aos Recursos da Prova Didática e da Entrevista

01/09/2022

https://www.aai.ufcg.edu.br

Divulgação do Resultado Final

02/09/2022

https://www.aai.ufcg.edu.br

Assinatura do Termo de Compromisso

05/09/2022

O Termo de Compromisso será enviado aos e-mails dos(as) aprovados(as)

Início das Atividades

05/09/2022

As salas de aula virtuais serão criadas pelos(as) professores(as) bolsistas e voluntários(as)

Realização do Curso Autoinstrucional POCA:

Rede IsF: Conhecendo o Idiomas sem Fronteiras

Até 15 dias após a divulgação do Resultado Final

https://cursos.poca.ufscar.br

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Este Edital foi redigido em conformidade com as orientações gerais definidas pelo Núcleo Gestor da Rede IsF. 

Não haverá comunicação individual dos resultados referentes a este Processo Seletivo, cabendo única e exclusivamente aos(às) candidatos(as) se informar a respeito no site da AAI.

O(A) candidato(a) portador(a) de necessidades especiais participará do Processo Seletivo em igualdade de condições com os(as) demais candidatos(as) no que se refere ao conteúdo, à avaliação e à nota mínima exigida.

Os(As) candidatos(as) classificados(as) formarão cadastro de reserva e poderão ser chamados(as), em caso de vacâncias. 

A AAI e a Rede IsF-UFCG não se responsabilizarão por inscrição não recebida por quaisquer motivos de ordem técnica de computadores, falhas de comunicação, congestionamentos das linhas de comunicação, procedimento indevido, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados, sendo de responsabilidade do(a) candidato(a) acompanhar a situação de sua inscrição.

À Comissão de Avaliação reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas neste Edital.

A inscrição do(a) candidato(a) implica a concordância expressa e irretratável com o disposto neste Edital.

Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.

 

Campina Grande, 16 de agosto de 2022.

 


[assinado eletronicamente]

Profa. Dra. Verônica Macário de Oliveira

Assessora para Assuntos Internacionais

Coordenadora Administrativa da Rede Andifes IsF na UFCG

Siape 1309218

 

[assinado eletronicamente]

Profa. Dra. Josilene Pinheiro-Mariz

Coordenadora Pedagógica Geral da Rede Andifes IsF na UFCG

Siape 3245582


logotipo

Documento assinado eletronicamente por VERONICA MACARIO DE OLIVEIRA MOTTA, ASSESSOR INTERNACIONAL, em 16/08/2022, às 11:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por JOSILENE PINHEIRO MARIZ, PROFESSOR 3 GRAU, em 16/08/2022, às 11:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufcg.edu.br/autenticidade, informando o código verificador 2631531 e o código CRC 7401DE9D.



 


Referência: Processo nº 23096.052437/2022-26 SEI nº 2631531