Boletim de Serviço Eletrônico em 31/08/2022

Timbre
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS
Rua Aprigio Veloso, 882, - Bairro Universitario, Campina Grande/PB, CEP 58429-900
Telefone: (83) 2101-1689 - E-mail: internacional@setor.ufcg.edu.br - http://aai.ufcg.edu.br
  

Edital nº 08/2022/AAI/UFCG/2022

Processo nº 23096.054167/2022-98

 

SELEÇÃO DE DISCENTES, DOCENTES E TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS PARA REALIZAÇÃO DO EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA TOEFL ITP

MODALIDADE PRESENCIAL

DA CHAMADA

A Assessoria para Assuntos Internacionais da Universidade Federal de Campina Grande (AAI/UFCG), no uso de suas atribuições legais, e considerando a necessidade de promover a ampliação das ações de internacionalização no âmbito da UFCG, conforme meta estabelecida no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024, por meio do fomento à promoção de exames de proficiência reconhecidos por universidades estrangeiras como ação estratégica para a internacionalização da Instituição, torna público o Edital nº 08/2022/AAI/UFCG, que trata da seleção de discentes e servidores vinculados à UFCG para a realização do exame de proficiência em língua inglesa TOEFL ITP - MODALIDADE PRESENCIAL.

DO OBJETIVO

O presente Edital tem como objetivo selecionar membros da comunidade acadêmica da UFCG - discentes, docentes e técnicos-administrativos - para a realização de exame de proficiência em língua inglesa TOEFL ITP - Test of English as a Foreign Language - Institutional Testing Program, a ocorrer na modalidade presencial, no ano de 2022.

DA OFERTA

Serão aplicados 93 (noventa e três) exames de proficiência em língua inglesa TOEFL ITP, adquiridos com recursos da UFCG em rubrica de custeio, na modalidade presencial, sendo a oferta distribuída da seguinte forma:

 

Tabela 1 - Distribuição da Oferta de Vagas na Modalidade Presencial

Segmento

Vagas

Discentes de graduação da UFCG

23

Discentes de programas de pós-graduação (PPGs) da UFCG

35

Servidores docentes efetivos da UFCG

20

Servidores técnico-administrativos efetivos da UFCG

15

TOTAL

93

 

A oferta de vagas na modalidade presencial é aberta a toda a comunidade acadêmica da UFCG, vinculada aos 7 campi da Instituição.

Os discentes, docentes e técnicos-administrativos vinculados aos campi fora de sede que optarem pela realização do exame na modalidade presencial, a ocorrer no campus Campina Grande, deverão inscrever-se apenas na referida modalidade, não podendo concorrer às vagas previstas no Edital nº 09/2022/AAI/UFCG, sendo, assim, proibida a duplicidade de inscrição.

Caso sejam identificadas inscrições de um mesmo candidato nos dois Editais, ambas serão indeferidas.

As vagas que não forem preenchidas poderão ser realocadas, de acordo com a seguinte ordem de prioridade: 

Servidor docente efetivo da UFCG;

Servidor técnico-administrativo efetivo da UFCG;

Discente de programa de pós-graduação da UFCG;

Discente de graduação da UFCG, cursando o último ano da graduação.

DOS REQUISITOS

Poderão se inscrever no Processo Seletivo os membros da comunidade acadêmica que cumprirem um dos seguintes requisitos:

Ser discente regularmente matriculado em curso de graduação da UFCG, cursando o último ano da graduação;

Ser discente regularmente matriculado em programa de pós-graduação da UFCG (mestrado/doutorado);

Ser servidor docente ou servidor técnico-administrativo em efetivo exercício na UFCG.

DAS INSCRIÇÕES

A solicitação de inscrição deverá ser realizada no período de 05 a 11 de setembro de 2022, até as 17 horas e 30 minutos do dia 11 de setembro de 2022, por meio de processo eletrônico cadastrado no SEI pelo próprio interessado.

No ato de inscrição, deverá ser anexada a seguinte documentação:

Servidores docentes e servidores técnico-administrativos da UFCG: comprovante de vínculo efetivo com a UFCG; cópia do Diploma e do Histórico Acadêmico da graduação, bem como cópia do Diploma e do Histórico Acadêmico do último curso de pós-graduação realizado (especialização, mestrado ou doutorado), sendo que cada Histórico deverá trazer expressamente o Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA);

Discentes de programas de pós-graduação da UFCG: comprovante de matrícula ativa em programa de pós-graduação da UFCG; cópia do Diploma e do Histórico Acadêmico da graduação, bem como cópia do Histórico Acadêmico da pós-graduação, sendo que cada Histórico deverá trazer expressamente o Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA);

Discentes de graduação da UFCG: declaração da coordenação de curso comprovando que o aluno está matriculado no último ano de curso de graduação da UFCG (provável concluinte em 2022.1 ou 2022.2) e Histórico Acadêmico da graduação contendo expressamente o Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA).

Caso os candidatos tenham comprovante de proficiência em inglês emitido pela UFCG ou por outra instituição, pública ou privada, com especificação da nota obtida e que tenha sido realizada no período de 2020 até a presente data, a cópia do documento deverá ser anexada ao processo (documento não obrigatório, mas considerado como critério de desempate).

A solicitação de inscrição deverá cumprir os seguintes passos:

TIPO DO PROCESSO → Assessoria para Assuntos Internacionais – Exame de Proficiência;

ESPECIFICAÇÃO → Edital nº 08/2022/AAI/UFCG;

INTERESSADO → Selecionar nome de servidor da UFCG ou de discente de programa de pós-graduação da UFCG ou de discente de graduação da UFCG;

NÍVEL DE ACESSO → Restrito, em razão da inserção de informações pessoais no processo;

INSERIR DOCUMENTO → Formulário de Inscrição Proficiência TOEFL ITP;

ANEXAR A DOCUMENTAÇÃO → Inserir no processo a documentação exigida nos subitens do item 5.2, conforme o caso; e, se houver, o comprovante especificado no item 5.3.

ENVIAR O PROCESSO → Assinar eletronicamente o processo e enviá-lo à AAI.

DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

Serão classificados os inscritos que cumprirem os requisitos dispostos no item 4 e apresentarem a documentação listada nos subitens do item 5.2, sendo utilizados como critérios de classificação:

O Coeficiente de Rendimento Acadêmico - CRA (do maior para o menor) expresso no Histórico Acadêmico do último curso realizado (graduação, especialização, mestrado ou doutorado), no caso de docentes e técnicos-administrativos da UFCG;

O Coeficiente de Rendimento Acadêmico - CRA (do maior para o menor) do Histórico Acadêmico do mestrado ou doutorado, no caso de discentes de programas de pós-graduação da UFCG;

Caso o estudante de pós-graduação (mestrado/doutorado) esteja cursando o primeiro período do curso, será considerado o CRA do Histórico Acadêmico da graduação;

O Coeficiente de Rendimento Acadêmico - CRA (do maior para o menor) do Histórico Acadêmico da graduação, no caso de discentes de graduação da UFCG.

Caso o Histórico Acadêmico não apresente expressamente o CRA, o candidato deverá anexar, no ato da inscrição, declaração da coordenação de curso informando o referido Coeficiente.

Em caso de empate, serão considerados os seguintes critérios, respeitando-se a ordem a seguir:

Nota em teste de proficiência em inglês - critério para todos os segmentos;

O tempo de vinculação com a UFCG (do maior para o menor), entendendo-se por tempo de vinculação o período de efetivo exercício do cargo na UFCG - critério para servidores; ou idade (da maior para a menor) - critério para discentes de graduação e de pós-graduação.

DA REALIZAÇÃO DO EXAME DE PROFICIÊNCIA TOEFL ITP

O TOEFL ITP é um exame que utiliza conteúdo acadêmico e social para avaliar a proficiência linguística de falantes cuja primeira língua não é o inglês.

O TOEFL ITP avalia habilidades linguísticas em três áreas, sendo composto por três seções, cada uma contendo determinado quantitativo de questões e devendo ser realizada em intervalo de tempo predefinido, a saber:

Listening Comprehension (Compreensão Auditiva): capacidade de compreender o inglês falado no universo acadêmico - 50 questões - 35 minutos;

Structure and Written Expression (Estrutura e Expressão Escrita): habilidade de reconhecer estruturas gramaticais utilizadas no inglês padrão - 40 questões - 25 minutos;

Reading Comprehension (Compreensão/Interpretação de Textos): capacidade de leitura e compreensão/interpretação de textos acadêmicos em língua inglesa - 50 questões - 55 minutos.

Todas as questões do exame serão de múltipla escolha e os candidatos receberão um relatório individual de pontuação detalhando seu desempenho no teste.

O TOEFL ITP é um teste que não reprova, apenas pontua o desempenho e oferece dois níveis de proficiência, o que possibilita que todos os candidatos possam fazer a prova, independentemente do nível de conhecimento de inglês.

Os selecionados para o exame deverão realizar inscrição nos dias 22 e 23 de setembro de 2022, por meio de formulário eletrônico específico para este fim, disponível neste link.

Os selecionados que não realizarem a inscrição serão desclassificados do processo, sendo convocados os próximos da lista, respeitando-se a ordem de classificação.

A aplicação do exame na modalidade presencial ocorrerá no campus Campina Grande, no dia 15 de outubro de 2022, no horário de 9h às 12h, em sala a ser divulgada posteriormente.

DA REALIZAÇÃO DO CURSO MASTERPREP TOEFL ITP – LEVEL 1

Todos os candidatos selecionados neste Edital deverão obrigatoriamente participar do curso MasterPrep TOEFL ITP – Level 1, que tem duração estimada de 20 a 30 horas.

O MasterPrep TOEFL ITP – Level 1 é um curso integralmente on-line, composto por 40 videoaulas, materiais de apoio, exercícios de prática e exercícios simulados, além de um simulado final, que replica o formato do TOEFL ITP.

O objetivo do curso é oferecer aos candidatos estratégias específicas para responder com sucesso aos diferentes tipos de questões que aparecem no teste, em suas diferentes seções: Listening ComprehensionStructure and Written Expression; e Reading Comprehension. Além do foco no formato do teste e de estratégias de como responder aos tipos de perguntas, o curso também revisa as principais estruturas gramaticais da língua inglesa, que aparecem com frequência no exame. O objetivo do curso não é o ensino de estruturas ou regras gramaticais, mas a revisão das mais importantes para a realização do teste.

As aulas e os materiais do curso são todos em português, exceto os exercícios e simulados. As videoaulas são práticas e objetivas, e têm cerca de 5 minutos cada. Após cada aula, o aluno terá acesso a um arquivo em formato PDF com mais detalhes e exemplos acerca do assunto abordado na videoaula, e também poderá realizar exercícios de prática e exercícios simulados que são corrigidos, de forma a sinalizar ao aluno o seu desempenho em determinada aula/assunto. Ao final das 40 aulas, há um simulado completo, cobrindo as 3 seções do teste.

O curso foi desenvolvido por profissionais experientes no ensino de inglês e na produção de materiais didáticos.

O MasterPrep TOEFL ITP – Level 1 pode ser acessado pelo computador, por meio de qualquer navegador, e também em dispositivos móveis.

DO CRONOGRAMA

Etapas

Datas

Links / Locais

Publicação do Edital de Seleção

31 de agosto de 2022

https://portal.ufcg.edu.br

https://www.aai.ufcg.edu.br/editais/toefl-itp

Prazo para impugnação do Edital de Seleção

Até 02 de setembro de 2022

E-mail para:

internacional@setor.ufcg.edu.br

Período de Inscrições via Processo Eletrônico no SEI

05 a 11 de setembro de 2022

(Até as 17h30min do dia 11/09)

https://sei.ufcg.edu.br

Publicação da Homologação das Inscrições

14 de setembro de 2022

https://www.aai.ufcg.edu.br/editais/toefl-itp

Publicação do Resultado Preliminar

16 de setembro de 2022

https://www.aai.ufcg.edu.br/editais/toefl-itp

Interposição de Recursos

19 de setembro de 2022

E-mail para:

internacional@setor.ufcg.edu.br

Publicação do Resultado Final

21 de setembro de 2022

https://www.aai.ufcg.edu.br/editais/toefl-itp

Realização de Inscrição para o TOEFL ITP

22 e 23 de setembro de 2022

https://bityli.com/duSMGvw

Realização obrigatória do Curso MasterPrep TOEFL ITP - Level 1

24 de setembro a 14 de outubro de 2022

https://aluno.eduqtecnologia.com.br

Aplicação Presencial do TOEFL ITP - Turma 1

15 de outubro de 2022

(Horário: 9h às 12h)

Campus Campina Grande, em sala a ser posteriormente divulgada

Aplicação Presencial do TOEFL ITP - Turma 2

15 de outubro de 2022

(Horário: 9h às 12h)

Campus Campina Grande, em sala a ser posteriormente divulgada

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Caso o candidato selecionado não realize o teste na data especificada neste Edital, ficará impedido de participar de outros processos seletivos dessa natureza, promovidos pela AAI, por um período de 01 (um) ano. 

A impugnação do presente Edital, no prazo disposto no Cronograma, deverá ser dirigida à AAI, devendo o setor responder em até 3 (três) dias úteis.

As inscrições serão homologadas de acordo com o peticionamento de processo eletrônico, via SEI, na AAI, juntamente com toda a documentação exigida anexada e as respectivas assinaturas eletrônicas.

A AAI reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas neste Edital de Seleção.

Esclarecimentos acerca do conteúdo deste Edital poderão ser obtidos por meio do e-mail: internacional@setor.ufcg.edu.br.

 

 

Campina Grande, 31 de agosto de 2022.

 

 

[assinado eletronicamente]

Verônica Macário de Oliveira

Assessora para Assuntos Internacionais

Siape 3245582


logotipo

Documento assinado eletronicamente por VERONICA MACARIO DE OLIVEIRA MOTTA, ASSESSOR INTERNACIONAL, em 31/08/2022, às 22:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufcg.edu.br/autenticidade, informando o código verificador 2682360 e o código CRC 9C149B5C.



 


Referência: Processo nº 23096.054167/2022-98 SEI nº 2682360