Boletim de Serviço Eletrônico em 27/09/2022

Timbre
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS
Rua Aprigio Veloso, 882, - Bairro Universitario, Campina Grande/PB, CEP 58429-900
Telefone: (83) 2101-1689 - E-mail: internacional@setor.ufcg.edu.br - http://aai.ufcg.edu.br
  

Edital nº 10/2022/AAI/UFCG/2022

Processo nº 23096.067056/2022-41

EDITAL Nº 10/2022/AAI/UFCG

SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE DISCENTES DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFCG PARA A REALIZAÇÃO DO TOEFL ITP

VAGAS REMANESCENTES - MODALIDADE PRESENCIAL

 

DA CHAMADA

A Assessoria para Assuntos Internacionais da Universidade Federal de Campina Grande (AAI/UFCG), no uso de suas atribuições legais, visando à promoção de exames de proficiência reconhecidos por universidades estrangeiras como ação estratégica para a internacionalização da Instituição, torna público o Edital nº 10/2022/AAI/UFCG, que trata da seleção de discentes vinculados a programas de pós-graduação da UFCG para a realização do exame de proficiência em língua inglesa TOEFL ITP - MODALIDADE PRESENCIAL.

DO OBJETIVO

O presente Edital tem como objetivo ofertar 9 vagas remanescentes do Edital nº 08/2022/AAI/UFCG, a serem ocupadas por discentes regularmente matriculados em programas de pós-graduação da UFCG, visando à realização do exame de proficiência em língua inglesa TOEFL ITP - Test of English as a Foreign Language - Institutional Testing Program, a ocorrer na modalidade presencial, no ano de 2022.

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser realizadas no período de 27 a 30 de setembro de 2022, até as 17 horas do dia 30 de setembro de 2022, por meio de processo eletrônico cadastrado no SEI pelo próprio interessado.

Os estudantes que não tiverem acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) deverão solicitar cadastro como Usuário Externo, seguindo as orientações constantes neste link.

No ato da inscrição, deverá ser anexada a seguinte documentação:

Comprovante de matrícula ativa em programa de pós-graduação da UFCG;

Cópia do Diploma e do Histórico Acadêmico da graduação;

Cópia do Histórico Acadêmico da pós-graduação.

Caso os candidatos tenham comprovante de proficiência em língua inglesa emitido pela UFCG ou por outra instituição, pública ou privada, com especificação da nota obtida e que tenha sido realizada no período de 2020 até a presente data, a cópia do documento deverá ser anexada ao processo (documento não obrigatório, mas considerado como critério de desempate).

A solicitação de inscrição deverá cumprir os seguintes passos:

TIPO DO PROCESSO → Assessoria para Assuntos Internacionais – Exame de Proficiência;

ESPECIFICAÇÃO → Edital nº 10/2022/AAI/UFCG;

INTERESSADO → Selecionar nome de discente de programa de pós-graduação da UFCG;

NÍVEL DE ACESSO → Restrito, em razão da inserção de informações pessoais no processo;

INSERIR DOCUMENTO → Formulário de Inscrição Proficiência TOEFL ITP;

ANEXAR A DOCUMENTAÇÃO → Inserir no processo a documentação exigida nos subitens do item 3.2; e, se houver, o comprovante especificado no item 3.3.

ENVIAR O PROCESSO → Assinar eletronicamente o processo e enviá-lo à AAI.

DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

Serão classificados os discentes com matrícula ativa em programa de pós-graduação da UFCG que apresentarem a documentação listada nos subitens do item 3.2, sendo utilizado como critério de classificação o Coeficiente de Rendimento Acadêmico - CRA (do maior para o menor) do Histórico Acadêmico do curso de pós-graduação.

Caso o estudante de pós-graduação esteja cursando o primeiro período do curso, será considerado o CRA do Histórico Acadêmico da graduação.

Em caso de empate, serão considerados os seguintes critérios, respeitando-se a ordem a seguir:

Nota em teste de proficiência em inglês;

Idade (da maior para a menor).

DA REALIZAÇÃO DO EXAME DE PROFICIÊNCIA TOEFL ITP

O TOEFL ITP é um exame que utiliza conteúdo acadêmico e social para avaliar a proficiência linguística de falantes cuja primeira língua não é o inglês.

O TOEFL ITP avalia habilidades linguísticas em três áreas, sendo composto por três seções, cada uma contendo determinado quantitativo de questões e devendo ser realizada em intervalo de tempo predefinido, a saber:

Listening Comprehension (Compreensão Auditiva): capacidade de compreender o inglês falado no universo acadêmico - 50 questões - 35 minutos;

Structure and Written Expression (Estrutura e Expressão Escrita): habilidade de reconhecer estruturas gramaticais utilizadas no inglês padrão - 40 questões - 25 minutos;

Reading Comprehension (Compreensão/Interpretação de Textos): capacidade de leitura e compreensão/interpretação de textos acadêmicos em língua inglesa - 50 questões - 55 minutos.

Todas as questões do exame serão de múltipla escolha e os candidatos receberão um relatório individual de pontuação detalhando seu desempenho no teste.

O TOEFL ITP é um teste que não reprova, apenas pontua o desempenho e oferece dois níveis de proficiência, o que possibilita que todos os candidatos possam fazer a prova, independentemente do nível de conhecimento de inglês.

Os selecionados para o exame deverão realizar inscrição no dia 04 de outubro de 2022, por meio de formulário eletrônico específico para este fim, disponível neste link.

Os selecionados que não realizarem a inscrição serão desclassificados do processo, sendo convocados os próximos da lista, respeitando-se a ordem de classificação.

A aplicação do exame na modalidade presencial ocorrerá no campus Campina Grande, no dia 15 de outubro de 2022, no horário de 9h às 12h, em sala a ser divulgada posteriormente.

DA REALIZAÇÃO DO CURSO MASTERPREP TOEFL ITP – LEVEL 1

Todos os candidatos selecionados neste Edital deverão obrigatoriamente participar do curso MasterPrep TOEFL ITP – Level 1, que tem duração estimada de 20 a 30 horas.

O MasterPrep TOEFL ITP – Level 1 é um curso integralmente on-line, composto por 40 videoaulas, materiais de apoio, exercícios de prática e exercícios simulados, além de um simulado final, que replica o formato do TOEFL ITP.

O objetivo do curso é oferecer aos candidatos estratégias específicas para responder com sucesso aos diferentes tipos de questões que aparecem no teste, em suas diferentes seções: Listening ComprehensionStructure and Written Expression; e Reading Comprehension. Além do foco no formato do teste e de estratégias de como responder aos tipos de perguntas, o curso também revisa as principais estruturas gramaticais da língua inglesa, que aparecem com frequência no exame. O objetivo do curso não é o ensino de estruturas ou regras gramaticais, mas a revisão das mais importantes para a realização do teste.

As aulas e os materiais do curso são todos em português, exceto os exercícios e simulados. As videoaulas são práticas e objetivas, e têm cerca de 5 minutos cada. Após cada aula, o aluno terá acesso a um arquivo em formato PDF com mais detalhes e exemplos acerca do assunto abordado na videoaula, e também poderá realizar exercícios de prática e exercícios simulados que são corrigidos, de forma a sinalizar ao aluno o seu desempenho em determinada aula/assunto. Ao final das 40 aulas, há um simulado completo, cobrindo as 3 seções do teste.

O curso foi desenvolvido por profissionais experientes no ensino de inglês e na produção de materiais didáticos.

O MasterPrep TOEFL ITP – Level 1 pode ser acessado pelo computador, por meio de qualquer navegador, e também em dispositivos móveis.

DO CRONOGRAMA

Etapas

Datas

Links / Locais

Publicação do Edital de Seleção

27 de setembro de 2022

https://portal.ufcg.edu.br

https://www.aai.ufcg.edu.br/editais/toefl-itp

Período de Inscrições via Processo Eletrônico no SEI

27 a 30 de setembro de 2022 (Até as 17h do dia 30/09)

https://sei.ufcg.edu.br

Publicação do Resultado Preliminar

30 de setembro de 2022

https://www.aai.ufcg.edu.br/editais/toefl-itp

Interposição de Recursos

03 de outubro de 2022 (Até as 17h)

E-mail para:

internacional@setor.ufcg.edu.br

Publicação do Resultado Final

03 de outubro de 2022

https://www.aai.ufcg.edu.br/editais/toefl-itp

Realização de Inscrição para o TOEFL ITP

04 de outubro de 2022

https://bityli.com/duSMGvw

Realização obrigatória do Curso MasterPrep TOEFL ITP - Level 1

05 a 14 de outubro de 2022

https://aluno.eduqtecnologia.com.br

Aplicação Presencial do TOEFL ITP

15 de outubro de 2022

(Horário: 9h às 12h)

Campus Campina Grande, em sala a ser posteriormente divulgada

 

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Caso o candidato selecionado não realize o teste na data especificada neste Edital, ficará impedido de participar de outros processos seletivos dessa natureza, promovidos pela AAI, por um período de 01 (um) ano. 

A AAI reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas neste Edital de Seleção.

Esclarecimentos acerca do conteúdo deste Edital poderão ser obtidos por meio do e-mail: internacional@setor.ufcg.edu.br.

 

 

Campina Grande, 27 de setembro de 2022.

 

 

[assinado eletronicamente]

Verônica Macário de Oliveira

Assessora para Assuntos Internacionais

Siape 3245582


logotipo

Documento assinado eletronicamente por VERONICA MACARIO DE OLIVEIRA MOTTA, ASSESSOR INTERNACIONAL, em 27/09/2022, às 14:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufcg.edu.br/autenticidade, informando o código verificador 2771935 e o código CRC 5C41619A.



 


Referência: Processo nº 23096.067056/2022-41 SEI nº 2771935