Boletim de Serviço Eletrônico em 28/02/2023

Timbre
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
GABINETE DO SERVICO DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO
Rua Aprígio Veloso, 882, Bloco BB - Bairro Universitário, Campina Grande/PB, CEP 58429-900
Telefone: (83) 2101.1358 - E-mail: sti@ufcg.edu.br - Site: https://sti.ufcg.edu.br
  

Ata de Reunião

DETALHES DA REUNIÃO

Este documento tem como objetivo documentar assuntos e discussões ocorridas na presente reunião. Devem ser registradas todas as questões de relevância em respeito ao tema discutido.

Data

Horário de Início

Horário de Término

Local

09/02/2023

10h

11h

Sala virtual do Google Meet

 

PARTICIPANTES

Internos:

Nome

Unidade

Ramal

e-mail

IANNA DUARTE KOBAYASHI DE SOUZA

STI/GAB

 

ianna.duarte@tecnico.ufcg.edu.br

ARINALDO FERREIRA DE MEDEIROS SEGUNDO

STI/INFRA

 

arinaldo.ferreira@tecnico.ufcg.edu.br

BRUNO ROMERO COSTA DE CALDAS BARROS

STI/INFRA

 

bruno.romero@ufcg.edu.br

ERISSON SOARES PINTO

STI/INFRA

 

erisson.soares@tecnico.ufcg.edu.br

JOELSON SOARES ESTEVAM

STI/INFRA

 

joelson.soares@tecnico.ufcg.edu.br

JOSEMAR ANDRADE SOUZA

STI/INFRA

 

josemar.andrade@tecnico.ufcg.edu.br

ISAAC GEORGE DE ALMEIDA 

STI/GOV

 

isaac.almeida@tecnico.ufcg.edu.br

TARIKLY TAVORA ARAUJO LIRA 

STI/GOV

 

tarikly.tavora@tecnico.ufcg.edu.br

TELES DE SALES BEZERRA

STI/SUPORTE

 

teles.sales@tecnico.ufcg.edu.br

WILLAMYS GOMES FONSECA ARAUJO

STI/SUPORTE

 

willamys.fonseca@tecnico.ufcg.edu.br

 

​Externos (se houver):

Nome

Órgão/Instituição/Empresa

Telefone

e-mail

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OBJETIVOS DA REUNIÃO

Informe nesta seção os principais objetivos da reunião, é importante ser específico no momento de documentar os objetivos da reunião.

Link para o PDTIC 2021-2024 (item 10 - Plano de Metas e de Ações)

#

OBJETIVOS

1

🎯A.8.2. Modernizar a infraestrutura de TIC para suporte às aplicações da UFCG e disponibilização de serviços públicos digitais. (Datacenter, Reforma sala de servidores - PU)

2

🎯A.8.1. Modernizar a infraestrutura de rede cabeada (óptica, metálica) e wireless da UFCG. (acesso disponível a toda comunidade acadêmica, nos campis da UFCG)

ATIV. 041. Nova ata para equipamentos de TIC

3

🎯A.5.2. Implantar/Migrar/Administrar os sistemas de informação SIG`s UFRN

4

🎯ATIV.012. Migração para o Portal Gov

5

🎯ATIV.045. Ofício Circular SEI nº 1/2023/MGI - Ações emergenciais de segurança da informação nos órgãos do SISP

6

🎯ATIV.044. Pagamento dos tokens

7

🎯Atualização do DSPACE

8

🎯Revisar a Política de Segurança dos Portais 

9

📢Informes gerais

 

RELATO DA REUNIÃO

#

DESCRIÇÃO DOS ASSUNTOS DA REUNIÃO

1

⚠️ PENDENTE

Processo de Datacenter: 23096.055670/2021-80

⌛️ Previsão de entrega dos equipamentos do Datacenter até o dia 17/02/2023. (seguir o guia do SISP: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/contratacoes/4-2-gctic-execucao-da-os-ofb.png)

✅ Portaria do Gestor de Contrato e Fiscais saiu regida pela IN05, que deve ser alterada para IN01. 

⌛️ Verificar disponibilidade de aditivo de 25% do datacenter: pelo contrato, tem até o 17/10/2023 para solicitar.

 

2

⚠️​ PENDENTE

ATIV. 041. Nova ata para equipamentos de TIC

 

⌛️ Em andamento a nova licitação (ata SRP) para aquisição de firewall, switches, solução de rede Wifi, desktop avançado e notebook, solução de software de backup. (preparando ETP e falta incluir no PACTIC). Responsáveis: Joelson, Erisson e Josemar

3

⚠️​ PENDENTE

⌛️ Foi iniciada a implantação do módulo do SIPAC (Mesa Virtual). E ainda não foi iniciado o fluxo de mapeamento dos processos do SIPAC. Tá pendente o agendamento da reunião por parte da PRGAF para iniciar a fase de execução do planejamento realizado pelo STI. Além disso, ainda não há infraestrutura para implantação no ambiente de produção, tendo em vista que ainda não foram entregues os equipamentos do Datacenter, referente à aquisição via processo SEI 23096.055670/2021-80 (segregação de rede física e lógica, backup dos BDs, hardening dos sistemas, ambiente de teste e homologação, simulação de migração de ambientes existentes para a nova estrutura, detalhamento do fluxo dos processos)

Equipe:

- Segregação de rede física e lógica: reunião com o POP para ver a disponibilidade das faixas de IPs para STI/COMPROV/PRE - Ianna agendar reunião. Prazo: até 15/02/2023

- Compras dos rack. Ianna. Prazo: até 15/02/2023

- Hardening dos sistemas: Bruno e Erisson. Prazo até 10/03/2023

4

🟢​ CONCLUÍDO

✅ Conforme resposta do suportegovbr@economia.gov.br, o custo para hospedagem mensal é de R$ 9.792,73 (nove mil e setecentos e noventa e dois reais e setenta e três centavos). Portanto, tendo em vista o alto valor, o STI continuará ofertando o serviço na nova estrutura do Datacenter, seguindo a política de segurança dos portais (hospedagem).

5

⚠️​ PENDENTE - ATIV.045. Ofício Circular SEI nº 1/2023/MGI

o Ofício Circular SEI nº 1/2023/MGI solicita o encaminhamento à SGD, por meio do endereço cgpd@economia.gov.br, as seguintes informações: 

✅ até 13 de janeiro de 2023, os dados do gestor/ponto focal de tecnologia da informação: nome, email institucional e telefone de contato;
✅ até 20 de janeiro de 2023, as providências adotadas para a gestão do controle de acessos e ao reforço da conscientização sobre segurança da informação no órgão.

❌ a necessidade de cada órgão do SISP garantir que os novos usuários sejam conscientizados sobre os canais institucionais para comunicação de incidentes de privacidade e segurança da informação.

❌ destacamos o Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI) e a recomendação "Gestão do controle de acesso e reforço da conscientização", que pode ser consultada na página do Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital - CISC gov.br, disponível em https://www.gov.br/cisc/pt-br/recomendacoes/002-gestao-do-controle-de-acessos-e-reforco-da-conscientizacao

❌Revisar POSIC

6

✅​ CONCLUÍDO - ATIV.044. Pagamento dos tokens

✅ Agendar Reunião com equipe do Suporte SEI para resolver a demanda dos tokens que não foram pagos. Foi definido um novo fluxo de encaminhamento das solicitações de tokens. Foi criada uma planilha para controle. Tá publicada no site dos painéis de BI do SEI. O contrato irá vencer dia 31/05/2023.

✅ Enviado email para que a empresa formalize a abertura de processo para pagamento.

7

⚠️​ PENDENTE Atualização do DSPACE

❌ Necessário fazer um planejamento para migração para uma nova versão, pois não há infra (equipamentos etc) disponível  

❌demanda registrada no osTicket, ticket número 126521

8

⚠️​ PENDENTE Revisar a Política de Segurança dos Portais (HOSPEDAGEM) 
❌ Revisar procedimento de instalação e segurança dos portais institucionais.

❌ Revisar o fluxo de solicitação de hospedagem via SEI

9

INFORMES GERAIS

 > Reinaldo - Libras

❌ CAS RNP (Rede Cafe)

✅ Rede do CCBS: equipe de TIC orientou verificar a instalação elétrica do prédio.

Legenda: ⚠️Objetivo pendente; 🟢Objetivo concluído; ❌ Atividade pendente; ✅ Atividade concluída; ⌛️Atividade em andamento

AÇÕES A SEREM TOMADAS

AÇÃO

Disponível em http://metabase.sti.ufcg.edu.br/public/dashboard/3d243200-c434-48d9-babf-815c60fb3d78, Tarefas em execução.

Código das ações iniciando com: ATIV. ou A.X.X

 

 

AÇÕES CONCLUÍDAS

AÇÃO

Disponível em http://metabase.sti.ufcg.edu.br/public/dashboard/3d243200-c434-48d9-babf-815c60fb3d78, Tarefas concluídas.

 

APROVAÇÃO

Segue a presente Ata de Reunião assinada eletronicamente pelos participantes acima identificados.

No caso de algum participante externo não possuir credenciamento de usuário externo ativo no SEI, para igual assinatura eletrônica, os participantes internos signatários certificam que os participantes externos acima identificados participaram da reunião e tomaram conhecimento do teor deste documento.

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por BRUNO ROMERO COSTA DE CALDAS BARROS, ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO, em 09/02/2023, às 11:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por JOELSON SOARES ESTEVAM, ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO, em 09/02/2023, às 11:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por TARIKLY TAVORA ARAUJO LIRA, ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO, em 09/02/2023, às 11:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por ERISSON SOARES PINTO, ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO, em 09/02/2023, às 11:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por ARINALDO FERREIRA DE MEDEIROS SEGUNDO, ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO, em 09/02/2023, às 11:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por IANNA DUARTE KOBAYASHI DE SOUZA, GERENTE, em 27/02/2023, às 15:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufcg.edu.br/autenticidade, informando o código verificador 3074155 e o código CRC 7BF98CA9.




Referência: Processo nº 23096.055780/2021-41 SEI nº 3074155