MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
GABINETE DO SERVICO DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO
Rua Aprígio Veloso, 882, Bloco BB - Bairro Universitário, Campina Grande/PB, CEP 58429-900
Telefone: (83) 2101.1358 - E-mail: sti@ufcg.edu.br - Site: https://sti.ufcg.edu.br
Ata de Reunião
DETALHES DA REUNIÃO
Este documento tem como objetivo documentar assuntos e discussões ocorridas na presente reunião. Devem ser registradas todas as questões de relevância em respeito ao tema discutido.
Data |
Horário de Início |
Horário de Término |
Local |
---|---|---|---|
09/02/2023 |
10h |
11h |
Sala virtual do Google Meet |
PARTICIPANTES
Internos:
Nome |
Unidade |
Ramal |
|
---|---|---|---|
IANNA DUARTE KOBAYASHI DE SOUZA |
STI/GAB |
|
ianna.duarte@tecnico.ufcg.edu.br |
ARINALDO FERREIRA DE MEDEIROS SEGUNDO |
STI/INFRA |
|
arinaldo.ferreira@tecnico.ufcg.edu.br |
BRUNO ROMERO COSTA DE CALDAS BARROS |
STI/INFRA |
|
bruno.romero@ufcg.edu.br |
ERISSON SOARES PINTO |
STI/INFRA |
|
erisson.soares@tecnico.ufcg.edu.br |
JOELSON SOARES ESTEVAM |
STI/INFRA |
|
joelson.soares@tecnico.ufcg.edu.br |
JOSEMAR ANDRADE SOUZA |
STI/INFRA |
|
josemar.andrade@tecnico.ufcg.edu.br |
ISAAC GEORGE DE ALMEIDA |
STI/GOV |
|
isaac.almeida@tecnico.ufcg.edu.br |
TARIKLY TAVORA ARAUJO LIRA |
STI/GOV |
|
tarikly.tavora@tecnico.ufcg.edu.br |
TELES DE SALES BEZERRA |
STI/SUPORTE |
|
teles.sales@tecnico.ufcg.edu.br |
WILLAMYS GOMES FONSECA ARAUJO |
STI/SUPORTE |
|
willamys.fonseca@tecnico.ufcg.edu.br |
Externos (se houver):
Nome |
Órgão/Instituição/Empresa |
Telefone |
|
---|---|---|---|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
OBJETIVOS DA REUNIÃO
Informe nesta seção os principais objetivos da reunião, é importante ser específico no momento de documentar os objetivos da reunião.
Link para o PDTIC 2021-2024 (item 10 - Plano de Metas e de Ações)
# |
OBJETIVOS |
---|---|
1 |
🎯A.8.2. Modernizar a infraestrutura de TIC para suporte às aplicações da UFCG e disponibilização de serviços públicos digitais. (Datacenter, Reforma sala de servidores - PU) |
2 |
🎯A.8.1. Modernizar a infraestrutura de rede cabeada (óptica, metálica) e wireless da UFCG. (acesso disponível a toda comunidade acadêmica, nos campis da UFCG) ATIV. 041. Nova ata para equipamentos de TIC |
3 |
🎯A.5.2. Implantar/Migrar/Administrar os sistemas de informação SIG`s UFRN |
4 |
🎯ATIV.012. Migração para o Portal Gov |
5 |
🎯ATIV.045. Ofício Circular SEI nº 1/2023/MGI - Ações emergenciais de segurança da informação nos órgãos do SISP |
6 |
🎯ATIV.044. Pagamento dos tokens |
7 |
🎯Atualização do DSPACE |
8 |
🎯Revisar a Política de Segurança dos Portais |
9 |
📢Informes gerais |
RELATO DA REUNIÃO
# |
DESCRIÇÃO DOS ASSUNTOS DA REUNIÃO |
---|---|
1 |
⚠️ PENDENTE Processo de Datacenter: 23096.055670/2021-80 ⌛️ Previsão de entrega dos equipamentos do Datacenter até o dia 17/02/2023. (seguir o guia do SISP: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/contratacoes/4-2-gctic-execucao-da-os-ofb.png) ✅ Portaria do Gestor de Contrato e Fiscais saiu regida pela IN05, que deve ser alterada para IN01. ⌛️ Verificar disponibilidade de aditivo de 25% do datacenter: pelo contrato, tem até o 17/10/2023 para solicitar.
Reunião da PU (23096.051413/2022-50): ⌛️ Reforma da sala dos servidores - extensão e divisão das paredes. Layout descritivo no processo. |
2 |
⚠️ PENDENTE ATIV. 041. Nova ata para equipamentos de TIC ⌛️ Processo Switches: 23096.000051/2022-39: Ofício SEI nº 1/2023/STI-SEPLAN-INFRA/STI-SEPLAN-GAB - Encerramento do prazo de vigência do contrato Nº 004/2022 em 15/02/2023. Realizado a sanção via Processo SEI 23096.005265/2023-82.
⌛️ Em andamento a nova licitação (ata SRP) para aquisição de firewall, switches, solução de rede Wifi, desktop avançado e notebook, solução de software de backup. (preparando ETP e falta incluir no PACTIC). Responsáveis: Joelson, Erisson e Josemar |
3 |
⚠️ PENDENTE ⌛️ Foi iniciada a implantação do módulo do SIPAC (Mesa Virtual). E ainda não foi iniciado o fluxo de mapeamento dos processos do SIPAC. Tá pendente o agendamento da reunião por parte da PRGAF para iniciar a fase de execução do planejamento realizado pelo STI. Além disso, ainda não há infraestrutura para implantação no ambiente de produção, tendo em vista que ainda não foram entregues os equipamentos do Datacenter, referente à aquisição via processo SEI 23096.055670/2021-80 (segregação de rede física e lógica, backup dos BDs, hardening dos sistemas, ambiente de teste e homologação, simulação de migração de ambientes existentes para a nova estrutura, detalhamento do fluxo dos processos) Equipe: - Segregação de rede física e lógica: reunião com o POP para ver a disponibilidade das faixas de IPs para STI/COMPROV/PRE - Ianna agendar reunião. Prazo: até 15/02/2023 - Compras dos rack. Ianna. Prazo: até 15/02/2023 - Hardening dos sistemas: Bruno e Erisson. Prazo até 10/03/2023 |
4 |
🟢 CONCLUÍDO ✅ Conforme resposta do suportegovbr@economia.gov.br, o custo para hospedagem mensal é de R$ 9.792,73 (nove mil e setecentos e noventa e dois reais e setenta e três centavos). Portanto, tendo em vista o alto valor, o STI continuará ofertando o serviço na nova estrutura do Datacenter, seguindo a política de segurança dos portais (hospedagem). |
5 |
⚠️ PENDENTE - ATIV.045. Ofício Circular SEI nº 1/2023/MGI o Ofício Circular SEI nº 1/2023/MGI solicita o encaminhamento à SGD, por meio do endereço cgpd@economia.gov.br, as seguintes informações: ✅ até 13 de janeiro de 2023, os dados do gestor/ponto focal de tecnologia da informação: nome, email institucional e telefone de contato; ❌ a necessidade de cada órgão do SISP garantir que os novos usuários sejam conscientizados sobre os canais institucionais para comunicação de incidentes de privacidade e segurança da informação. ❌ destacamos o Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI) e a recomendação "Gestão do controle de acesso e reforço da conscientização", que pode ser consultada na página do Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital - CISC gov.br, disponível em https://www.gov.br/cisc/pt-br/recomendacoes/002-gestao-do-controle-de-acessos-e-reforco-da-conscientizacao ❌Revisar POSIC |
6 |
✅ CONCLUÍDO - ATIV.044. Pagamento dos tokens ✅ Agendar Reunião com equipe do Suporte SEI para resolver a demanda dos tokens que não foram pagos. Foi definido um novo fluxo de encaminhamento das solicitações de tokens. Foi criada uma planilha para controle. Tá publicada no site dos painéis de BI do SEI. O contrato irá vencer dia 31/05/2023. ✅ Enviado email para que a empresa formalize a abertura de processo para pagamento. |
7 |
⚠️ PENDENTE Atualização do DSPACE ❌ Necessário fazer um planejamento para migração para uma nova versão, pois não há infra (equipamentos etc) disponível ❌demanda registrada no osTicket, ticket número 126521 |
8 |
⚠️ PENDENTE Revisar a Política de Segurança dos Portais (HOSPEDAGEM) ❌ Revisar o fluxo de solicitação de hospedagem via SEI |
9 |
INFORMES GERAIS > Reinaldo - Libras ❌ CAS RNP (Rede Cafe) ✅ Rede do CCBS: equipe de TIC orientou verificar a instalação elétrica do prédio. |
Legenda: ⚠️Objetivo pendente; 🟢Objetivo concluído; ❌ Atividade pendente; ✅ Atividade concluída; ⌛️Atividade em andamento
AÇÕES A SEREM TOMADAS
AÇÃO |
|||
---|---|---|---|
Disponível em http://metabase.sti.ufcg.edu.br/public/dashboard/3d243200-c434-48d9-babf-815c60fb3d78, Tarefas em execução.
|
AÇÕES CONCLUÍDAS
AÇÃO |
|
---|---|
Disponível em http://metabase.sti.ufcg.edu.br/public/dashboard/3d243200-c434-48d9-babf-815c60fb3d78, Tarefas concluídas.
|
APROVAÇÃO
Segue a presente Ata de Reunião assinada eletronicamente pelos participantes acima identificados.
No caso de algum participante externo não possuir credenciamento de usuário externo ativo no SEI, para igual assinatura eletrônica, os participantes internos signatários certificam que os participantes externos acima identificados participaram da reunião e tomaram conhecimento do teor deste documento.
Documento assinado eletronicamente por BRUNO ROMERO COSTA DE CALDAS BARROS, ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO, em 09/02/2023, às 11:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018. |
Documento assinado eletronicamente por JOELSON SOARES ESTEVAM, ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO, em 09/02/2023, às 11:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018. |
Documento assinado eletronicamente por TARIKLY TAVORA ARAUJO LIRA, ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO, em 09/02/2023, às 11:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018. |
Documento assinado eletronicamente por ERISSON SOARES PINTO, ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO, em 09/02/2023, às 11:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018. |
Documento assinado eletronicamente por ARINALDO FERREIRA DE MEDEIROS SEGUNDO, ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO, em 09/02/2023, às 11:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018. |
Documento assinado eletronicamente por IANNA DUARTE KOBAYASHI DE SOUZA, GERENTE, em 27/02/2023, às 15:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufcg.edu.br/autenticidade, informando o código verificador 3074155 e o código CRC 7BF98CA9. |
Referência: Processo nº 23096.055780/2021-41 | SEI nº 3074155 |