MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
GABINETE DO SERVICO DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO
Rua Aprígio Veloso, 882, Bloco BB - Bairro Universitário, Campina Grande/PB, CEP 58429-900
Telefone: (83) 2101.1358 - E-mail: sti@ufcg.edu.br - Site: https://sti.ufcg.edu.br
Ata de Reunião
DETALHES DA REUNIÃO
Este documento tem como objetivo documentar assuntos e discussões ocorridas na presente reunião. Devem ser registradas todas as questões de relevância em respeito ao tema discutido.
Data |
Horário de Início |
Horário de Término |
Local |
---|---|---|---|
08/03/2023 |
10h |
11h |
Sala virtual do Google Meet |
PARTICIPANTES
Internos:
Nome |
Unidade |
Ramal |
|
---|---|---|---|
IANNA DUARTE KOBAYASHI DE SOUZA |
STI/GAB |
|
ianna.duarte@tecnico.ufcg.edu.br |
ARINALDO FERREIRA DE MEDEIROS SEGUNDO |
STI/INFRA |
|
arinaldo.ferreira@tecnico.ufcg.edu.br |
BRUNO ROMERO COSTA DE CALDAS BARROS |
STI/INFRA |
|
bruno.romero@ufcg.edu.br |
ERISSON SOARES PINTO |
STI/INFRA |
|
erisson.soares@tecnico.ufcg.edu.br |
JOELSON SOARES ESTEVAM |
STI/INFRA |
|
joelson.soares@tecnico.ufcg.edu.br |
JOSEMAR ANDRADE SOUZA |
STI/INFRA |
|
josemar.andrade@tecnico.ufcg.edu.br |
ISAAC GEORGE DE ALMEIDA |
STI/GOV |
|
isaac.almeida@tecnico.ufcg.edu.br |
TARIKLY TAVORA ARAUJO LIRA |
STI/GOV |
|
tarikly.tavora@tecnico.ufcg.edu.br |
TELES DE SALES BEZERRA |
STI/SUPORTE |
|
teles.sales@tecnico.ufcg.edu.br |
WILLAMYS GOMES FONSECA ARAUJO |
STI/SUPORTE |
|
willamys.fonseca@tecnico.ufcg.edu.br |
Externos (se houver):
Nome |
Órgão/Instituição/Empresa |
Telefone |
|
---|---|---|---|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
OBJETIVOS DA REUNIÃO
Informe nesta seção os principais objetivos da reunião, é importante ser específico no momento de documentar os objetivos da reunião.
Link para o PDTIC 2021-2024 (item 10 - Plano de Metas e de Ações)
# |
OBJETIVOS |
---|---|
1 |
🎯A.8.2. Modernizar a infraestrutura de TIC para suporte às aplicações da UFCG e disponibilização de serviços públicos digitais. (Datacenter, Reforma sala de servidores - PU) |
2 |
🎯A.8.1. Modernizar a infraestrutura de rede cabeada (óptica, metálica) e wireless da UFCG. (acesso disponível a toda comunidade acadêmica, nos campis da UFCG) ATIV. 041. Nova ata para equipamentos de TIC |
3 |
🎯A.5.2. Implantar/Migrar/Administrar os sistemas de informação SIG`s UFRN |
4 |
🎯Processo 23096.083576/2022-00 (Informação sobre Programa, Projetos e Ações para atender determinações da CGU) |
5 |
🎯ATIV.045. Ofício Circular SEI nº 1/2023/MGI - Ações emergenciais de segurança da informação nos órgãos do SISP |
6 |
🎯ATIV.049. Revisar seção de contratações de TIC no site do STI |
7 |
🎯Atualização do DSPACE |
8 |
🎯Revisar a Política de Segurança dos Portais |
9 |
📢Informes gerais |
RELATO DA REUNIÃO
# |
DESCRIÇÃO DOS ASSUNTOS DA REUNIÃO |
Responsáveis/Prazo |
---|---|---|
1 |
⚠️ PENDENTE Processo de Datacenter: 23096.055670/2021-80 ⌛️ Previsão de entrega dos equipamentos do Datacenter até o dia 30/03/2023. (seguir o guia do SISP: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/contratacoes/4-2-gctic-execucao-da-os-ofb.png) ⌛️Enviar OFB para o fornecedor (documento SEI 3138181), via intimação eletrônica.
Reunião da PU (23096.051413/2022-50): ⌛️Falta iniciar a infraestrutura de elétrica e telecomunicações do site 1 e do 2. |
Ianna
📍Prazo: junho/2023 |
2 |
⚠️ PENDENTE ATIV. 041. Nova ata para equipamentos de TIC ⌛️ Processo Switches: 23096.000051/2022-39: Ofício SEI nº 1/2023/STI-SEPLAN-INFRA/STI-SEPLAN-GAB - Encerramento do prazo de vigência do contrato Nº 004/2022 em 15/02/2023. Realizado o pedido de sanção via Processo SEI 23096.005265/2023-82. O processo foi enviado para a PRGAF.
⌛️ Em andamento a nova licitação (ata SRP) para aquisição de firewall, switches, solução de rede Wifi, desktop avançado e notebook, solução de software de backup. (preparando ETP e falta incluir no PACTIC). Analisando os projetos. Proposta de abertura de consulta pública para análise das opções de mercado. |
Arinaldo (switch)
Joelson, Erisson e Josemar (ata)
📍Prazo: março/2023 |
3 |
⚠️ PENDENTE ⌛️ Foi iniciada a implantação do módulo do SIPAC (Mesa Virtual). E ainda não foi iniciado o fluxo de mapeamento dos processos do SIPAC. Tá pendente o agendamento da reunião por parte da PRGAF para iniciar a fase de execução do planejamento realizado pelo STI. Além disso, ainda não há infraestrutura para implantação no ambiente de produção, tendo em vista que ainda não foram entregues os equipamentos do Datacenter, referente à aquisição via processo SEI 23096.055670/2021-80 (segregação de rede física e lógica, backup dos BDs, hardening dos sistemas, ambiente de teste e homologação, simulação de migração de ambientes existentes para a nova estrutura, detalhamento do fluxo dos processos) Equipe: ⌛️ Segregação de rede física e lógica: reunião com o POP para ver a disponibilidade das faixas de IPs para STI/COMPROV/PRE. Prazo: até 30/03/2023: Peter disponibilizou uma tabela com a documentação sobre as faixas de IPs disponíveis. ⌛️ Hardening dos sistemas. Prazo até 31/03/2023. |
Devs, Ianna, Bruno e Erisson
📍Prazo: março/2023 |
4 |
⚠️ PENDENTE - Informação sobre Programa, Projetos e Ações para atender determinações da CGU ⌛️Atualizar o site da UFCG com as informações solicitadas no Ofício acostado ao processo 23096.083576/2022-00. Foi solicitado a indicação do responsável pela gestão do site da PRAC, para fazer um treinamento e atualizar os dados. A PRAC abriu um ticket (241965) e o STI aguarda confirmação para quinta, 10h, no prédio do STI. |
Isaac
📍Prazo: 30/03/2023 |
5 |
⚠️ PENDENTE - ATIV.045. Ofício Circular SEI nº 1/2023/MGI o Ofício Circular SEI nº 1/2023/MGI solicita o encaminhamento à SGD, por meio do endereço cgpd@economia.gov.br, as seguintes informações: ❌ a necessidade de cada órgão do SISP garantir que os novos usuários sejam conscientizados sobre os canais institucionais para comunicação de incidentes de privacidade e segurança da informação. ❌ destacamos o Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI) e a recomendação "Gestão do controle de acesso e reforço da conscientização", que pode ser consultada na página do Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital - CISC gov.br, disponível em https://www.gov.br/cisc/pt-br/recomendacoes/002-gestao-do-controle-de-acessos-e-reforco-da-conscientizacao ❌Revisar POSIC |
|
6 |
⚠️ PENDENTE - ATIV.049. Revisar seção de contratações de TIC no site do STI ❌Reformular toda a área do site do STI tendo em vista a publicação da nova IN de TIC (https://www.gov.br/governodigital/pt-br/contratacoes) |
Isaac
📍Prazo: 15/03/2023 |
7 |
⚠️ PENDENTE Atualização do DSPACE ❌ Necessário fazer um planejamento para migração para uma nova versão, pois não há infra (equipamentos etc) disponível ❌demanda registrada no sistema osTicket, ticket número 126521 |
📍Prazo: não iniciado |
8 |
⚠️ PENDENTE Revisar a Política de Segurança dos Portais (HOSPEDAGEM) ❌ Revisar o fluxo de solicitação de hospedagem via SEI |
📍Prazo: não iniciado |
9 |
INFORMES GERAIS ⌛️Ata computadores 23096.021852/2022-38 (OFB enviada para o fornecedor: Multilaser e Positivo) ⌛️Renovação do contrato dos tokens (23096.005489/2019-16) - prazo até 30/03/2023 ⌛️Manutenção do sistema SEI. (programado para março/2023) ✅Visita ao CCBS para manutenção da rede do prédio. A demanda foi solucionada, mas a sala que recebe o enlace necessita de mais um switch. ✅Planilha integrantes técnicos e gestores de aquisições de TIC (conforme ata da reunião do dia 31/01/2023, relato 4, item 5) ❌ CAIS RNP (Rede Cafe) - Verificar versão do módulo instalado na UFCG. ⌛️ Incluir um perfil para Analista de DBA no próximo concurso. ⌛️Verificar o Radius (ticket 108541 e 653881), Zimbra e Shibboleth. |
📍Prazo: não se aplica |
Legenda: ⚠️Objetivo pendente; 🟢Objetivo concluído; ❌ Atividade pendente; ✅ Atividade concluída; ⌛️Atividade em andamento
AÇÕES A SEREM TOMADAS
AÇÃO |
|||
---|---|---|---|
Disponível em http://metabase.sti.ufcg.edu.br/public/dashboard/3d243200-c434-48d9-babf-815c60fb3d78, Tarefas em execução.
|
AÇÕES CONCLUÍDAS
AÇÃO |
|
---|---|
Disponível em http://metabase.sti.ufcg.edu.br/public/dashboard/3d243200-c434-48d9-babf-815c60fb3d78, Tarefas concluídas.
|
APROVAÇÃO
Segue a presente Ata de Reunião assinada eletronicamente pelos participantes acima identificados.
No caso de algum participante externo não possuir credenciamento de usuário externo ativo no SEI, para igual assinatura eletrônica, os participantes internos signatários certificam que os participantes externos acima identificados participaram da reunião e tomaram conhecimento do teor deste documento.
Documento assinado eletronicamente por JOELSON SOARES ESTEVAM, ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO, em 08/03/2023, às 10:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018. |
Documento assinado eletronicamente por ERISSON SOARES PINTO, ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO, em 08/03/2023, às 10:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018. |
Documento assinado eletronicamente por TARIKLY TAVORA ARAUJO LIRA, ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO, em 08/03/2023, às 10:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018. |
Documento assinado eletronicamente por BRUNO ROMERO COSTA DE CALDAS BARROS, ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO, em 08/03/2023, às 10:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018. |
Documento assinado eletronicamente por JOSEMAR ANDRADE SOUZA, ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO, em 08/03/2023, às 10:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018. |
Documento assinado eletronicamente por ARINALDO FERREIRA DE MEDEIROS SEGUNDO, ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO, em 08/03/2023, às 10:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018. |
Documento assinado eletronicamente por IANNA DUARTE KOBAYASHI DE SOUZA, GERENTE, em 08/03/2023, às 10:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018. |
Documento assinado eletronicamente por ISAAC GEORGE DE ALMEIDA, ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO, em 08/03/2023, às 10:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufcg.edu.br/autenticidade, informando o código verificador 3162249 e o código CRC B4681CF7. |
Referência: Processo nº 23096.055780/2021-41 | SEI nº 3162249 |