MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
DIREÇÃO DO SERVICO DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO
Rua Aprígio Veloso, 882, Bloco BB - Bairro Universitário, Campina Grande/PB, CEP 58429-900
Telefone: (83) 2101.1358 - E-mail: sti@ufcg.edu.br - Site: https://sti.ufcg.edu.br
Ata de Reunião
DETALHES DA REUNIÃO
Este documento tem como objetivo documentar assuntos e discussões ocorridas na presente reunião. Devem ser registradas todas as questões de relevância em respeito ao tema discutido.
Data |
Horário de Início |
Horário de Término |
Local |
---|---|---|---|
05/04/2023 |
10h |
11h |
Sala virtual do Google Meet |
PARTICIPANTES
Internos:
Nome |
Unidade |
Ramal |
|
---|---|---|---|
IANNA DUARTE KOBAYASHI DE SOUZA |
STI/GAB |
|
ianna.duarte@tecnico.ufcg.edu.br |
ARINALDO FERREIRA DE MEDEIROS SEGUNDO |
STI/INFRA |
|
arinaldo.ferreira@tecnico.ufcg.edu.br |
BRUNO ROMERO COSTA DE CALDAS BARROS |
STI/INFRA |
|
bruno.romero@ufcg.edu.br |
ERISSON SOARES PINTO |
STI/INFRA |
|
erisson.soares@tecnico.ufcg.edu.br |
JOELSON SOARES ESTEVAM |
STI/INFRA |
|
joelson.soares@tecnico.ufcg.edu.br |
JOSEMAR ANDRADE SOUZA |
STI/INFRA |
|
josemar.andrade@tecnico.ufcg.edu.br |
ISAAC GEORGE DE ALMEIDA |
STI/GOV |
|
isaac.almeida@tecnico.ufcg.edu.br |
TARIKLY TAVORA ARAUJO LIRA |
STI/GOV |
|
tarikly.tavora@tecnico.ufcg.edu.br |
TELES DE SALES BEZERRA |
STI/SUPORTE |
|
teles.sales@tecnico.ufcg.edu.br |
WILLAMYS GOMES FONSECA ARAUJO |
STI/SUPORTE |
|
willamys.fonseca@tecnico.ufcg.edu.br |
Externos (se houver):
Nome |
Órgão/Instituição/Empresa |
Telefone |
|
---|---|---|---|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
OBJETIVOS DA REUNIÃO
Informe nesta seção os principais objetivos da reunião, é importante ser específico no momento de documentar os objetivos da reunião.
Link para o PDTIC 2021-2024 (item 10 - Plano de Metas e de Ações)
# |
OBJETIVOS |
---|---|
1 |
🎯A.8.2. Modernizar a infraestrutura de TIC para suporte às aplicações da UFCG e disponibilização de serviços públicos digitais. (Datacenter, Reforma sala de servidores - PU) |
2 |
🎯A.8.1. Modernizar a infraestrutura de rede cabeada (óptica, metálica) e wireless da UFCG. (acesso disponível a toda comunidade acadêmica, nos campis da UFCG) ATIV. 041. Nova ata para equipamentos de TIC |
3 |
🎯A.5.2. Implantar/Migrar/Administrar os sistemas de informação SIG`s UFRN |
RELATO DA REUNIÃO
# |
DESCRIÇÃO DOS ASSUNTOS DA REUNIÃO |
Responsáveis/Prazo |
---|---|---|
1 |
⚠️ PENDENTE Processo de Datacenter: 23096.055670/2021-80 ⌛️Previsão de entrega dos equipamentos do Datacenter até o dia 23/04/2023. (seguir o guia do SISP: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/contratacoes/4-2-gctic-execucao-da-os-ofb.png) ✅Enviar OFB para o fornecedor (documento SEI 3138181), via intimação eletrônica. Foi solicitado que a entrega dos equipamentos seja feita a partir de 3 de abril, tendo em vista que a sala do STI está em reforma. ⌛️Aguardando entrega do Plano de Trabalho e assinatura dos termos (ciência e compromisso), por parte dos funcionários da contratada. Prazo: 04/04
Reunião da PU (23096.051413/2022-50): ⌛️Falta iniciar a infraestrutura de elétrica e telecomunicações do site 1 e do 2 (PU está elaborando o projeto apenas com 2 membros: a infra para o gerador; ajustando a infra da fibra; iniciando o projeto elétrico; iniciando a infra de eletrocalhas internas; resolvendo quantos condicionadores de ar serão instalados). Estão finalizando a sala do Datacenter, em relação à parte física.
Segregação de rede física e lógica: ⌛️ Segregação de rede física e lógica: reunião com o POP para ver a disponibilidade das faixas de IPs para STI/COMPROV/PRE. Peter disponibilizou uma tabela com a documentação sobre as faixas de IPs disponíveis. Para segmentar a rede e infraestrutura lógica DC: Segmentação lógica: vLANS; SW L3, precisa de dois; Equipamento com recursos NAT; novas vLANS e configuração distribuição/core/firewall; Para segmentação rede LAN PRE/COMPROV: sw; rack; configuração destas redes LANs; Prazo: até 30/04/2023. ⌛️ Hardening dos sistemas. Realizar meet com equipe de infra até 31/03. Prazo até 30/04/2023. |
Ianna e equipe de Infra
📍Prazo: junho/2023 |
2 |
⚠️ PENDENTE ⌛️ Processo Switches, 23096.000051/2022-39: Ofício SEI nº 1/2023/STI-SEPLAN-INFRA/STI-SEPLAN-GAB - Encerramento do prazo de vigência do contrato Nº 004/2022 em 15/02/2023. Realizado o pedido de sanção via Processo SEI 23096.005265/2023-82. O processo foi enviado para a PRGAF em 14/02/2023.
ATIV. 041. Nova ata para equipamentos de TIC ⌛️Em andamento a nova licitação (ata SRP) para aquisição de firewall, switches, solução de rede Wifi, desktop e notebook (básico, intermediário e avançado), solução de software de backup. (preparando ETP e falta incluir no PACTIC). Analisando os projetos. Proposta de abertura de consulta pública para análise das opções de mercado. |
Arinaldo (switch)
Joelson, Erisson e Josemar (ata)
📍Prazo: maio/2023 |
3 |
⚠️ PENDENTE ⌛️ Foi iniciada a implantação do módulo do SIPAC (Mesa Virtual e outros módulos). Ainda não foi iniciado o fluxo de mapeamento dos processos do SIPAC. Tá pendente o agendamento da reunião por parte da PRGAF para iniciar a fase de execução do planejamento realizado pelo STI. Além disso, ainda não há infraestrutura para implantação no ambiente de produção, tendo em vista que ainda não foram entregues os equipamentos do Datacenter, referente à aquisição via processo SEI 23096.055670/2021-80 (segregação de rede física e lógica, backup dos BDs, hardening dos sistemas, ambiente de teste e homologação, simulação de migração de ambientes existentes para a nova estrutura, detalhamento do fluxo dos processos). STI solicitou à UFRN reuniões de todos os módulos do SIPAC. Foi criado o grupo para execução das atividades de implantação do SIPAC. Na primeira etapa da implantação a equipe da PRGAF e STI irá: 1) Montar lista com os Processos do SEI e outros que não passam pelo SEI e que estão associados às atividades do SIPAC; 2) Verificar/corrigir o fluxo do processo (passo a passo na base de conhecimento do SEI) se existir, ou criar fluxo resumido, caso não exista ou precise de correção; Também foi disponibilizada aos setores da PRGAF a Planilha da Lista de Processos do SIPAC e o Vídeo com instruções para analisar a Lista de Processos do SIPAC.
|
Equipe de Devs
📍Prazo: maio/2023 |
4 |
⚠️ PENDENTE |
Isaac e Bruno
📍Prazo: 30/04/2023 |
5 |
⚠️ PENDENTE ❌Verificar o Radius (ticket 108541 e 653881). |
📍Prazo: não iniciado |
6 |
⚠️ PENDENTE ❌Zimbra e Shibboleth (CAIS RNP - Rede Cafe) - Verificar versão do módulo instalado na UFCG) |
📍Prazo: não iniciado |
7 |
⚠️ PENDENTE Atualização do DSPACE ❌ Necessário fazer um planejamento para migração para uma nova versão, pois não há infra (equipamentos etc) disponível. Demanda registrada no sistema osTicket, ticket número 126521 |
📍Prazo: não iniciado |
8 |
⚠️ PENDENTE Revisar a Política de Segurança dos Portais (HOSPEDAGEM) ❌ Revisar o fluxo de solicitação de hospedagem via SEI. |
📍Prazo: não iniciado |
9 |
⚠️ PENDENTE ⌛️ATIV.053. Catálogo de Serviços de TIC (se aprovado, ajustar os Tópico de ajuda no osTicket). Estrutura organizacional da UFCG https://portal.ufcg.edu.br/informacao-classificada/3384-estrutura-organizacional.html. Távora irá revisar os tópicos. |
Gov e Infra 📍Prazo: 20/04/2023 |
10 |
⚠️ PENDENTE ⌛️Ata computadores 23096.021852/2022-38 (OFB enviada para o fornecedor: Multilaser e Positivo) - De acordo com o previsto no instrumento convocatório, a empresa deverá providenciar a entrega dos materiais no endereço: Universidade Federal de Campina Grande, Rua Aprígio Veloso, 882 - Bairro Universitário, CEP 58429-900, em até 75 dias corridos, contados do recebimento da presente autorização, conforme item 4.5.1. do Termo de Referência. No dia 03/04/2023 foram entregue os 20 (vinte) notebooks referente à OFB 001/2023. Pendentes: computadores e monitores. Prazo final: 24/05/2023 |
Gov e Gab 📍Prazo: 24/05/2023 |
11 |
⚠️ PENDENTE ⌛️Tarefa 1412 no osTicket: Integração das equipes de TIC 23096.002306/2022-06. Criar grupo para integrar os TTIs dos campus. |
Gov 📍Prazo: 30/04/2023 |
12 |
📢INFORMES GERAIS > Processo 23096.016516/2023-54 (prazo para solicitações de itens do PAC 2023). Incluir mapeamento do processo de inclusão de itens no PAC. |
|
Legenda: ⚠️Objetivo pendente; 🟢Objetivo concluído; ❌ Atividade pendente; ✅ Atividade concluída; ⌛️Atividade em andamento
AÇÕES A SEREM TOMADAS
AÇÃO |
|||
---|---|---|---|
Disponível em http://metabase.sti.ufcg.edu.br/public/dashboard/3d243200-c434-48d9-babf-815c60fb3d78, Tarefas em execução.
|
AÇÕES CONCLUÍDAS
AÇÃO |
|
---|---|
Disponível em http://metabase.sti.ufcg.edu.br/public/dashboard/3d243200-c434-48d9-babf-815c60fb3d78, Tarefas concluídas.
|
APROVAÇÃO
Segue a presente Ata de Reunião assinada eletronicamente pelos participantes acima identificados.
No caso de algum participante externo não possuir credenciamento de usuário externo ativo no SEI, para igual assinatura eletrônica, os participantes internos signatários certificam que os participantes externos acima identificados participaram da reunião e tomaram conhecimento do teor deste documento.
Documento assinado eletronicamente por BRUNO ROMERO COSTA DE CALDAS BARROS, ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO, em 05/04/2023, às 11:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018. |
Documento assinado eletronicamente por JOELSON SOARES ESTEVAM, ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO, em 05/04/2023, às 11:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018. |
Documento assinado eletronicamente por JOSEMAR ANDRADE SOUZA, ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO, em 05/04/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018. |
Documento assinado eletronicamente por ARINALDO FERREIRA DE MEDEIROS SEGUNDO, ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO, em 05/04/2023, às 11:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018. |
Documento assinado eletronicamente por TARIKLY TAVORA ARAUJO LIRA, ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO, em 05/04/2023, às 11:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018. |
Documento assinado eletronicamente por ERISSON SOARES PINTO, ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO, em 05/04/2023, às 11:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018. |
Documento assinado eletronicamente por ISAAC GEORGE DE ALMEIDA, ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO, em 05/04/2023, às 11:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018. |
Documento assinado eletronicamente por IANNA DUARTE KOBAYASHI DE SOUZA, DIRETORA DO STI, em 05/04/2023, às 12:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufcg.edu.br/autenticidade, informando o código verificador 3277519 e o código CRC 1C652680. |
Referência: Processo nº 23096.055780/2021-41 | SEI nº 3277519 |