Boletim de Serviço Eletrônico em 27/04/2023

Timbre
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
DIREÇÃO DO SERVICO DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO
Rua Aprígio Veloso, 882, Bloco BB - Bairro Universitário, Campina Grande/PB, CEP 58429-900
Telefone: (83) 2101.1358 - E-mail: sti@ufcg.edu.br - Site: https://sti.ufcg.edu.br
  

Ata de Reunião

DETALHES DA REUNIÃO

Este documento tem como objetivo documentar assuntos e discussões ocorridas na presente reunião. Devem ser registradas todas as questões de relevância em respeito ao tema discutido.

Data

Horário de Início

Horário de Término

Local

27/04/2023

10h

11h

Sala virtual do Google Meet

 

PARTICIPANTES

Internos:

Nome

Unidade

Ramal

e-mail

IANNA DUARTE KOBAYASHI DE SOUZA

STI/GAB

 

ianna.duarte@tecnico.ufcg.edu.br

ARINALDO FERREIRA DE MEDEIROS SEGUNDO

STI/INFRA

 

arinaldo.ferreira@tecnico.ufcg.edu.br

BRUNO ROMERO COSTA DE CALDAS BARROS

STI/INFRA

 

bruno.romero@ufcg.edu.br

ERISSON SOARES PINTO

STI/INFRA

 

erisson.soares@tecnico.ufcg.edu.br

JOELSON SOARES ESTEVAM

STI/INFRA

 

joelson.soares@tecnico.ufcg.edu.br

JOSEMAR ANDRADE SOUZA

STI/INFRA

 

josemar.andrade@tecnico.ufcg.edu.br

ISAAC GEORGE DE ALMEIDA 

STI/GOV

 

isaac.almeida@tecnico.ufcg.edu.br

TARIKLY TAVORA ARAUJO LIRA 

STI/GOV

 

tarikly.tavora@tecnico.ufcg.edu.br

WILLAMYS GOMES FONSECA ARAUJO

STI/SUPORTE

 

willamys.fonseca@tecnico.ufcg.edu.br

 

​Externos (se houver):

Nome

Órgão/Instituição/Empresa

Telefone

e-mail

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATO DA REUNIÃO

ID

DESCRIÇÃO DOS ASSUNTOS DA REUNIÃO

Responsável

PDTIC

Prazo

Status

23096.055670/2021-80

Processo de Datacenter

✅Previsão de entrega dos equipamentos do Datacenter até o dia 02/05/2023. (seguir o guia do SISP: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/contratacoes/4-2-gctic-execucao-da-os-ofb.png). Equipamentos entregues em 24/04/2023.

✅Enviar OFB para o fornecedor (documento SEI 3138181), via intimação eletrônica. Foi solicitado que a entrega dos equipamentos seja feita a partir de 3 de abril, tendo em vista que a sala do STI está em reforma.

✅Aguardando entrega do Plano de Trabalho e assinatura dos termos (ciência e compromisso), por parte dos funcionários da contratada. Prazo: 21/04. Planos foram entregues.

✅Entrega dos equipamentos dia 24/04.

⌛️Revisar o plano de trabalho e aprovar.

⌛️Visita técnica agendada para o dia 8/5.

⌛️Fazer o Termo de Recebimento Provisório e o Definitivo e atualizar no histórico de gestão do contrato

 

 

Ianna e equipe de Infra

 

 

🎯A.8.2. Modernizar a infraestrutura de TIC para suporte às aplicações da UFCG e disponibilização de serviços públicos digitais.

🎯A.8.2.1. Implementar uma infraestrutura de armazenamento/backup corporativa.

🎯A.8.2.2. Implementar uma infraestrutura de segurança da informação corporativa.

🎯A.8.2.3. Implementar uma plataforma de virtualização corporativa.

🎯A.8.2.4. Ampliação da capacidade computacional.

📍

junho/2023

⌛️ 

EM ANDAMENTO

ATIV.002. Segmentação física e lógica da rede do STI

⌛️ Segregação de rede física e lógica: reunião com o POP para ver a disponibilidade das faixas de IPs para STI/COMPROV/PRE. Peter disponibilizou uma tabela com a documentação sobre as faixas de IPs disponíveis. Para segmentar a rede e infraestrutura lógica DC: Segmentação lógica: vLANS; SW L3, precisa de dois; Equipamento com recursos NAT; novas vLANS e configuração distribuição/core/firewall; Para segmentação rede LAN PRE/COMPROV: sw; rack; configuração destas redes LANs; 02 (dois) racks entregues em 11/04.

Infra

🎯A.8.2. Modernizar a infraestrutura de TIC para suporte às aplicações da UFCG e disponibilização de serviços públicos digitais.

📍

maio/2023

⌛️ 

EM ANDAMENTO

ATIV.022. Atualizar tutorial hardening LInux com Ansible e Ubuntu

⌛️ Hardening dos sistemas. Realizar meet com equipe de infra até 31/03. Equipe fez a reunião para alinhar a melhor estratégia para implantação.

Bruno, Erisson

🎯A.8.2. Modernizar a infraestrutura de TIC para suporte às aplicações da UFCG e disponibilização de serviços públicos digitais.

📍

maio/2023

⌛️ 

EM ANDAMENTO

23096.000051/2022-39

⌛️ Processo Switches: Ofício SEI nº 1/2023/STI-SEPLAN-INFRA/STI-SEPLAN-GAB - Encerramento do prazo de vigência do contrato Nº 004/2022 em 15/02/2023. Realizado o pedido de sanção via Processo SEI 23096.005265/2023-82. O processo foi enviado para a PRGAF em 14/02/2023. Empresa enviou email solicitando a devolução dos equipamentos. A empresa coletou os switches.

Arinaldo, Ianna

🎯A.8.1. Modernizar a infraestrutura de rede cabeada (óptica, metálica) e wireless da UFCG. (acesso disponível a toda comunidade acadêmica, nos campis da UFCG)

ATIV. 041. Nova ata para equipamentos de TIC

 

📍

maio/2023

⌛️ 

EM ANDAMENTO

ATIV. 041. Nova ata para equipamentos de TIC

⌛️Em andamento a nova licitação (ata SRP) para aquisição de firewall, switches, solução de rede Wifi, desktop e notebook (básico, intermediário e avançado), solução de software de backup. (preparando ETP e falta incluir no PACTIC). Analisando os projetos. Proposta de abertura de consulta pública para análise das opções de mercado.

> Processo 23096.016516/2023-54 (prazo para solicitações de itens do PAC 2023)

https://www.gov.br/governodigital/pt-br/contratacoes/cronograma-projetos-central-de-compras

> CCJS participar da IRP a ser lançada pela UASG 158195 

Joelson, Erisson e Josemar (ata)

🎯A.8.1. Modernizar a infraestrutura de rede cabeada (óptica, metálica) e wireless da UFCG. (acesso disponível a toda comunidade acadêmica, nos campis da UFCG)

ATIV. 041. Nova ata para equipamentos de TIC

📍

maio/2023

⌛️ 

EM ANDAMENTO

23096.028801/2023-18

⌛️Desktops e notebooks avançados (Portfólio 2023), (IRP de computadores de impressoras) 1ª quinzena de maio/2023

❌ Outsourcing de impressão 1ª quinzena de junho/2023

Isaac, Ianna, Infra

🎯A.8.2. Modernizar a infraestrutura de TIC para suporte às aplicações da UFCG e disponibilização de serviços públicos digitais.

📍

maio/2023

⌛️ 

EM ANDAMENTO

23096.043592/2022-51

⌛️ Foi iniciada a implantação do módulo do SIPAC (Mesa Virtual e outros módulos). Ainda não foi iniciado o fluxo de mapeamento dos processos do SIPAC. Tá pendente o agendamento da reunião por parte da PRGAF para iniciar a fase de execução do planejamento realizado pelo STI. Além disso, ainda não há infraestrutura para implantação no ambiente de produção, tendo em vista que ainda não foram entregues os equipamentos do Datacenter, referente à aquisição via processo SEI 23096.055670/2021-80 (segregação de rede física e lógica, backup dos BDs, hardening dos sistemas, ambiente de teste e homologação, simulação de migração de ambientes existentes para a nova estrutura, detalhamento do fluxo dos processos). STI solicitou à UFRN reuniões de todos os módulos do SIPAC.

Foi criado o grupo para execução das atividades de implantação do SIPAC. Na primeira etapa da implantação a equipe da PRGAF e STI irá: 1) Montar lista com os Processos do SEI e outros que não passam pelo SEI e que estão associados às atividades do SIPAC; 2) Verificar/corrigir o fluxo do processo (passo a passo na base de conhecimento do SEI) se existir, ou criar fluxo resumido, caso não exista ou precise de correção; 

Também foi disponibilizada aos setores da PRGAF a Planilha da Lista de Processos do SIPAC e o Vídeo com instruções para analisar a Lista de Processos do SIPAC. STI agendou treinamentos com a UFRN e com as equipes da PRGAF durante o mês de maio.

 

Equipe de Devs

🎯A.5.2. Implantar/Migrar/Administrar os sistemas de informação SIG`s UFRN

📍

maio/2023

⌛️ 

EM ANDAMENTO

23096.005489/2019-16

⌛️Renovação do contrato dos tokens 23096.005489/2019-16: Atualizada a portaria da equipe de fiscalização. Produzidos os seguintes documentos: 1) Caracterização do serviço como contínuo (item 3, a, do anexo IX da IN SEGES/MP nº 05/2017); (item 3.2) 2) Elaboração de relatório sobre a regularidade da execução contratual (item 3, b, do anexo IX da IN SEGES/MP nº 05/2017); (Item 3.3) 3) Emissão de Atestado de Capacidade Técnica (Item 3.4). 

Isaac e Bruno

 

📍

maio/2023

⌛️ 

EM ANDAMENTO

Tickets 108541 e 653881

❌Verificar o Radius (ticket 108541 e 653881).

 

 

📍

não iniciado

⚠️ 

PENDENTE

23096.025462/2023-18

✅Ofício TCU 343/2023. Apresentar as recomendações na reunião

Isaac

 

📍

maio/2023

⌛️ 

EM ANDAMENTO

 

❌Zimbra e Shibboleth (CAIS RNP - Rede Cafe) - Verificar versão do módulo instalado na UFCG)

 

 

📍

não iniciado

⚠️ 

PENDENTE

Ticket 126521

Atualização do DSPACE

❌ Necessário fazer um planejamento para migração para uma nova versão, pois não há infra (equipamentos etc) disponível. Demanda registrada no sistema osTicket, ticket número 126521

 

 

📍

não iniciado

⚠️ 

PENDENTE

ATIV.042. Política de Segurança dos Portais

Revisar a Política de Segurança dos Portais (HOSPEDAGEM) 
❌ Revisar procedimento de instalação e segurança dos portais institucionais.

❌ Revisar o fluxo de solicitação de hospedagem via SEI.

 

 

📍

não iniciado

⚠️ 

PENDENTE

ATIV.053. Catálogo de Serviços de TIC

⌛️ATIV.053. Catálogo de Serviços de TIC (se aprovado, ajustar os Tópico de ajuda no osTicket). Estrutura organizacional da UFCG https://portal.ufcg.edu.br/informacao-classificada/3384-estrutura-organizacional.html. Távora irá revisar os tópicos. Revisar na próxima reunião de terça. Deixar o catálogo mais genérico, sem muitas especificações técnicas.

Gov e Infra (Távora)

 

📍

maio/2023

⌛️ 

EM ANDAMENTO

23096.021852/2022-38

⌛️Ata computadores (OFB enviada para o fornecedor: Multilaser e Positivo) - De acordo com o previsto no instrumento convocatório, a empresa deverá providenciar a entrega dos materiais no endereço: Universidade Federal de Campina Grande, Rua Aprígio Veloso, 882 - Bairro Universitário, CEP 58429-900, em até 75 dias corridos, contados do recebimento da presente autorização, conforme item 4.5.1. do Termo de Referência. No dia 03/04/2023 foram entregue os 20 (vinte) notebooks referente à OFB 001/2023.

✅Notebooks, marca Positivo, 20 unidades: Termo de Recebimento Definitivo feito. Doc SEI 3273790

❌Monitores, Multilaser, 80 unidades: aguardando entrega. Doc SEI 3122872

❌Microcomputador, Positivo, 55 unidades, memória ram 4 a 8 GB: aguardando entrega. Doc SEI 3123151

❌Microcomputador, Positivo, 65 unidades, memória ram superior a 8 GB: aguardando entrega. Doc SEI 3123151

Prazo final: 24/05/2023

Gov, Suporte e Gab

 

📍

24/05/2023

⌛️ 

EM ANDAMENTO

Tarefa 1412

⌛️Tarefa 1412 no osTicket: Integração das equipes de TIC 23096.002306/2022-06.

✅Enviar email para todos os TIs da UFCG e criar grupo para integrar os TTIs dos campus.

⌛️Normatizar o padrão de criação e encaminhamento de demandas de serviços ao STI.

⌛️Reunião com as equipes de TIC (preparar pauta)

Gov, Gab e Infra

🎯A.4.3. Normatizar o padrão de criação e encaminhamento de demandas de serviços ao STI.

🎯A.4.4. Mapear, documentar e publicar processos de TI.

🎯A.4.6. Elaborar normas de utilização de recursos de TI.

🎯A.10.1. Realizar levantamento de competências e atribuições do pessoal de TI da UFCG.

🎯A.10.2. Estruturar o quadro de pessoal de TI da instituição.

🎯A.10.3. Elaborar normatização das competências do STI, do pessoal de TI e da política de lotação do pessoal de TI.

🎯A.10.4. Realizar capacitação dos servidores de TI.

🎯A.10.5. Elaborar plano de capacitação de docentes, discentes e técnicos administrativos às novas TICs que surgem cotidianamente.

🎯A.10.6. Prover capacitação em TI para servidores da UFCG.

📍

maio/2023

⌛️ 

EM ANDAMENTO

📢INFORMES GERAIS

> Processo 23096.016516/2023-54 (prazo para solicitações de itens do PAC 2023)

> Acompanhamento das demandas do PDTIC e Painel de BI

> Tarefas osTicket e Processos SEI

> PGD (status)

 

 

 

 

Legenda: ⚠️Objetivo pendente; 🟢Objetivo concluído; ❌ Atividade pendente; ✅ Atividade concluída; ⌛️Atividade em andamento

Informe nesta seção os principais objetivos da reunião, é importante ser específico no momento de documentar os objetivos da reunião. Link para o PDTIC 2021-2024 (item 10 - Plano de Metas e de Ações)

AÇÕES A SEREM TOMADAS

AÇÃO

Disponível em http://metabase.sti.ufcg.edu.br/public/dashboard/3d243200-c434-48d9-babf-815c60fb3d78, Tarefas em execução.

Código das ações iniciando com: ATIV. ou A.X.X

 

 

AÇÕES CONCLUÍDAS

AÇÃO

Disponível em http://metabase.sti.ufcg.edu.br/public/dashboard/3d243200-c434-48d9-babf-815c60fb3d78, Tarefas concluídas.

 

APROVAÇÃO

Segue a presente Ata de Reunião assinada eletronicamente pelos participantes acima identificados.

No caso de algum participante externo não possuir credenciamento de usuário externo ativo no SEI, para igual assinatura eletrônica, os participantes internos signatários certificam que os participantes externos acima identificados participaram da reunião e tomaram conhecimento do teor deste documento.

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por IANNA DUARTE KOBAYASHI DE SOUZA, DIRETORA DO STI, em 27/04/2023, às 11:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por TARIKLY TAVORA ARAUJO LIRA, ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO, em 27/04/2023, às 11:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por BRUNO ROMERO COSTA DE CALDAS BARROS, ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO, em 27/04/2023, às 11:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por JOELSON SOARES ESTEVAM, ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO, em 27/04/2023, às 11:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por JOSEMAR ANDRADE SOUZA, ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO, em 27/04/2023, às 11:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por ARINALDO FERREIRA DE MEDEIROS SEGUNDO, ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO, em 27/04/2023, às 11:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por ISAAC GEORGE DE ALMEIDA, ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO, em 27/04/2023, às 11:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por ERISSON SOARES PINTO, ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO, em 27/04/2023, às 11:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufcg.edu.br/autenticidade, informando o código verificador 3336660 e o código CRC B63B0578.




Referência: Processo nº 23096.055780/2021-41 SEI nº 3336660