Boletim de Serviço Eletrônico em 03/11/2023

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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS
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Edital nº 04/2023

Processo nº 23096.068903/2023-76

 

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASIL-MÉXICO - BRAMEX​

MOBILIDADE ACADÊMICA DE PESQUISADORES

EDITAL Nº 04/2023/AAI/UFCG

 

A Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, por meio da Assessoria para Assuntos Internacionais - AAI, no uso de suas atribuições legais e na condição de Instituição associada ao Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), torna pública a abertura de inscrições para a seleção de pesquisadores dos seguintes Programas de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP), Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos (PPGALI), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM), Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), Programa de Pós-Graduação em Horticultura Tropical (PPGHT), Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) e Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais (PPGSA), para mobilidade acadêmica presencial em período de curta estância (até 30 dias) em universidade mexicana, no âmbito do Programa de Educação Superior entre Brasil e México - BRAMEX.

DO PROGRAMA BRAMEX

O Programa de Educação Superior Brasil-México - BRAMEX tem por objetivo estimular o intercâmbio de estudantes de graduação, de pós-graduação e pesquisadores(as) de universidades brasileiras associadas ao GCUB e de universidades mexicanas conveniadas à Associação Nacional de Universidades e Instituições de Educação Superior do México - ANUIES, por meio da modalidade presencial, com base no princípio da reciprocidade, na isenção de taxas de matrícula, na concessão de bolsas de hospedagem e alimentação pela Instituição de Ensino Superior - IES anfitriã, e no reconhecimento integral das atividades desenvolvidas pela IES de origem.

DO OBJETIVO

O presente Edital tem por objetivo selecionar 8 (oito) pesquisadores do quadro efetivo de docentes da UFCG, que estejam atuando como permanentes nos seguintes programas de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Educação, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Programa de Pós-Graduação em História, Programa de Pós-Graduação em Horticultura Tropical, Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino e Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais, para a realização de mobilidade acadêmica presencial a ocorrer no primeiro semestre do ano de 2024 (janeiro a junho de 2024), com vistas a período de curta estância (até 30 dias no semestre acadêmico) em universidade mexicana, no âmbito do Programa de Educação Superior entre Brasil e México - BRAMEX.

DOS BENEFÍCIOS

A universidade mexicana de destino será responsável pela hospedagem e alimentação (três refeições básicas: café da manhã, almoço e jantar) para os(as) pesquisadores em mobilidade.

DOS REQUISITOS PARA OS(AS) ESTUDANTES DE INTERCÂMBIO

É de total responsabilidade dos(as) pesquisadores(as) selecionados(as):

Realizar os trâmites e custear seus próprios vistos;

Contratar um seguro de acidente, saúde e vida, de cobertura internacional, incluindo traslado ao país de origem, em caso de falecimento;

Custear seu traslado para a universidade mexicana de destino;

Responsabilizar-se por custos que não estejam relacionados à alimentação (três refeições básicas), moradia e taxas universitárias, tais como despesas com material de estudo, transporte, lazer e outras;

Cumprir as normas, leis e estatutos vigentes do país e da universidade de destino;

Informar ao responsável pelo intercâmbio na universidade de destino sobre sua data e horário de chegada, e, igualmente, informar à universidade de origem a data e o horário de retorno;

Encaminhar à AAI/UFCG e ao Colegiado do PPG relatório e comprovantes de atividades desenvolvidas no período.

DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO DOS(AS) PESQUISADORES(AS)

O(A) pesquisador(a) deverá atender às seguintes condições:

Ser professor do quadro efetivo da UFCG;

Estar vinculado como professor permanente dos programas de pós-graduação da UFCG contemplados neste Edital;

Declarar proficiência em língua espanhola no nível intermediário.

Ter anexado ao Formulário de Inscrição a documentação exigida no item 7 deste Edital no momento da inscrição.

Somente serão homologadas as inscrições dos(as) candidatos(as) que atenderem a todos os requisitos deste item.

 DA OFERTA DE VAGAS EM UNIVERSIDADES MEXICANAS

No primeiro semestre do ano de 2024 (janeiro a junho de 2024), serão oferecidas as seguintes vagas nas respectivas universidades mexicanas:

Nome da Universidade Mexicana

Quantitativo de Vagas

Áreas / Unidades Acadêmicas Participantes

Universidade Autônoma de Guerrero

3

● Faculdade de Matemática
● Faculdade de Ciências Químico-Biológicas
● Faculdade de Direito
● Faculdade de Engenharia
● Faculdade de Filosofia e Letras
● Faculdade de Ciências e Tecnologias da Informação
● Faculdade de Comunicação e Mercadotecnia
● Faculdade de Governo e Gestão Pública
● Faculdade de Turismo
● Faculdade de Contabilidade e Administração
● Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
● Faculdade de Ciências Ambientais e Agropecuárias
● Instituto Internacional de Estudos Políticos Avançados IMA
● Centro de Investigação e Pós-Graduação em Estudos Socioterritoriais
● Centro de Investigação em Enfermidades Tropical
● Centro de Inivação, Competitividade e Sustentabilidade

Universidade Estadual de Sonora

1

● Unidade Acadêmica de Hermosillo

● Unidade Acadêmica de San Luis Río Colorado

● Unidade Acadêmica de Navojoa
● Unidade Acadêmica de Magdalena
● Unidade Acadêmica de Benito Juárez

https://www.unison.mx/posgrados

Universidade Autônoma de Sinaloa

2

● Escola de Artes Plásticas

● Escola de Biologia

● Faculdade de Ciências da Terra e do Espaço
● Faculdade de Ciências Físico-Matemáticas

● Escola de Filosofia e Letras

● Escola de Música

● Unidade Acadêmica de Ciências da Nutrição e Gastronomia

● Escola de Informática - Navolato

● Escola Superior de Educação Física
● Escola Superior de Enfermagem - Culiacán
● Faculdade de Agronomia
● Faculdade de Arquitetura
● Faculdade de Ciências da Educação

● Faculdade de Ciências Econômicas e Sociais

● Faculdade de Ciências Químico-Biológicas
● Faculdade de Contabilidade e Administração

● Faculdade de Direito - Culiacán

● Faculdade de Estudos Internacionais e Políticas Públicas

● Faculdade de História

● Faculdade de Informática

● Faculdade de Engenharia - Culiacán
● Faculdade de Medicina

● Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

● Faculdade de Odontologia
● Faculdade de Psicologia
● Faculdade de Trabalho Social - Culiacán
● Centro de Estudo de Idiomas - Culiacán

● Escuela de Ciências Antropológicas

● Unidade Acadêmica de Criminalística, Criminologia e Ciências Forenses
● Unidade Acadêmica de Ciências da Comunicação

 

*As Unidades Acadêmicas participantes serão somente as que estão localizadas na cidade de Culiacán.

Universidade Politécnica de Tulancingo

1

● 2 vagas para a área fíísico-matemática

● 2 vagas para a área econômico-administrativa

Universidade de Guadalajara

1

● Artes

● Arquitetura e Desenho
● Ciências Biológicas e Agropecuárias

● Ciências Econômico-Administrativas

● Ciências Exatas e Engenharias

● Ciências da Saúde
● Ciências Sociais e Humanidades

Total vagas

8

-

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser realizadas de 03 a 10 de novembro de 2023 (até às 17 horas), por meio do formulário eletrônico disponível neste link: https://bitlybr.com/sattM.

Deverão ser anexados ao formulário de inscrição os seguintes documentos:

Comprovante de vínculo com a UFCG, que expresse o tempo de serviço;

Comprovante de vínculo com o Programa de Pós-Graduação (PPG);

Cópia da Avaliação de Desempenho do(a) Servidor(a) Docente (Progressão Funcional do Atual Exercício);

Currículo Lattes;

Cópia de Passaporte Válido;

Comprovante de proficiência em espanhol ou declaração de capacidade de acompanhar aulas ministradas no idioma espanhol;

Declaração de ciência sobre as despesas referentes à mobilidade acadêmica internacional (Anexo I).

DO PROCESSO DE SELEÇÃO E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Cada PPG poderá ser contemplado com no máximo uma vaga pelo(a)s pesquisadores(as) dentre aqueles(as) que apresentarem a documentação exigida no item 7.

A classificação dos(as) candidatos(as) docentes será realizada de acordo com os critérios e pontuações detalhados nos quadros a seguir:

Critérios de Seleção

Critérios de Seleção

Pontuação Máxima por Critério

Tempo de efetivo exercício no quadro permanente da UFCG

50

Cópia da Avaliação de Desempenho do(a) Servidor(a) Docente (Progressão Funcional do Atual Excercício)

50

Total

100

 

Tempo de Efetivo Exercício no Quadro Permanente da UFCG

Efetivo Exercício

Pontuação

Até 6 meses

1

Mais de 6 meses até 1 ano

4

Mais de 1 ano até 3 anos

8

Mais de 3 anos até 5 anos

12

Mais de 5 anos até 7 anos

16

Mais de 7 anos até 9 anos

20

Mais de 9 anos até 11 anos

24

Mais de 11 anos até 13 anos

28

Mais de 13 anos até 15 anos

32

Mais de 15 anos até 17 anos

36

Mais de 17 anos até 19 anos

40

Mais de 19 anos até 21 anos

44

Mais de 21 anos até 22 anos

48

Mais de 22 anos

50

 

Avaliação de Desempenho do Servidor Docente

Pontuação em Avaliação de Desempenho

Pontuação

0 a 80 pontos

1

81 a 120 pontos

10

121 a 160 pontos

20

161 a 200 pontos

30

201 a 240 pontos

40

Acima de 241 pontos

50

Caso haja vaga(s) ociosa(s), esta(s) poderá(ão) ser redirecionada(s) para os(as) demais candidatos(as), respeitada a ordem de classificação.

No caso de empate, será considerado como critério de desempate o maior tempo de efetivo exercício no quadro permanente da UFCG, em anos, meses e dias.

A decisão final sobre o aceite e consequente participação no Programa de Mobilidade é exclusiva da universidade de destino.

DO PROCESSO DE realização de intercâmbio NA UNIVERSIDADE DE DESTINO

Para fins de intercâmbio, o(a) candidato(a) selecionado(a) deverá se informar, juntamente ao setor responsável na universidade de destino, sobre a documentação necessária para o intercâmbio.

A mobilidade está condicionada ao aceite da universidade de destino, mediante confirmação por e-mail e envio da carta de aceite, ficando a UFCG isenta de qualquer responsabilidade, caso haja imprevistos com a universidade de destino.

DO CALENDÁRIO

Os(As) estudantes selecionados(as) realizarão a mobilidade no primeiro semestre de 2024, respeitando o cronograma deste Edital e o calendário acadêmico de cada instituição. 

ETAPA

DATA

LOCAL

Publicação do Edital

03/11/2023

www.aai.ufcg.edu.br

Inscrição

03 a 10/11/2023

https://bitlybr.com/sattM

Divulgação do Resultado de Classificação

16/11/2023

www.aai.ufcg.edu.br

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

O descumprimento de qualquer dos itens deste Edital acarretará a eliminação do(a) candidato(a) no processo.

Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela AAI/UFCG.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por VERONICA MACARIO DE OLIVEIRA MOTTA, ASSESSOR INTERNACIONAL, em 03/11/2023, às 19:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufcg.edu.br/autenticidade, informando o código verificador 3934981 e o código CRC 2D91AD4C.



ANEXO I

DECLARAÇÃO DE CIÊNCIA SOBRE AS DESPESAS REFERENTES À MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL

 

 

DECLARAÇÃO DE CIÊNCIA SOBRE AS DESPESAS REFERENTES À MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL

Eu, ____________________, estudante matriculado(a) no curso de _______________, sob matrícula _______________, declaro que li e estou de acordo com os termos do Edital nº 02/2023/AAI/UFCG, que compreende as exigências para inscrição em mobilidade acadêmica internacional. Estou ciente de que terei isenção no pagamento de taxas acadêmicas, como matrícula e inscrição em disciplinas na universidade de destino, e de despesas relacionadas à alojamento e alimentação (café da manhã, almoço e jantar), e que todos os gastos com viagem e estadia no exterior serão de minha inteira responsabilidade, tais como visto, passaporte, passagens, seguros, vestuário e outros correlatos.

Cidade, ______ de novembro de 2023.

Nome e assinatura eletrônica do(a) candidato(a)

 


 


Referência: Processo nº 23096.068903/2023-76 SEI nº 3934981