Boletim de Serviço Eletrônico em 07/03/2024

Timbre
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS
Rua Aprigio Veloso, 882, - Bairro Universitario, Campina Grande/PB, CEP 58429-900
Telefone: (83) 2101-1689 - E-mail: internacional@setor.ufcg.edu.br - http://aai.ufcg.edu.br
  

Edital nº 01/2024

Processo nº 23096.014188/2024-32

 

 

EDITAL Nº 01/2024/AAI/UFCG

PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO BRASIL - TUNÍSIA

 

A Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, por meio da Assessoria para Assuntos Internacionais - AAI, no uso de suas atribuições legais e na condição de Instituição associada ao Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras - GCUB, torna pública a abertura de inscrições para a seleção de estudantes de graduação dos cursos de Administração, Computação, Economia e Engenharias da UFCG, para participarem de mobilidade acadêmica internacional de curta duração na IT Business School - ITBS, a ocorrer de 8 a 28 de abril de 2024.

DO PROGRAMA de Mobilidade ACADÊMICA Brasil - Tunísia

O Programa de Mobilidade Acadêmica Brasil - Tunísia é uma iniciativa do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras - GCUB e da IT Business School - ITBS, uma das instituições estrangeiras associadas ao GCUB, e visa promover, em 2024, a mobilidade acadêmica de curta duração, para discentes de graduação dos cursos de Administração, Computação, Economia ou Engenharias de universidades brasileiras associadas ao GCUB. Os(As) estudantes selecionados(as) realizarão cursos em suas áreas de formação e/ou afins, além de visitas técnicas e culturais na IT Business School - ITBS, que é uma instituição de ensino superior, localizada na cidade de Nabeul (Tunísia), com foco em negócios, engenharia e economia. Além disso, os(as) selecionados(as) participarão da Conferência Anual da IT Business School, evento multidisciplinar que reúne profissionais e acadêmicos(as) de diferentes continentes e países.

DO OBJETIVO

O presente Edital tem por objetivo selecionar 3 (três) estudantes de graduação regularmente matriculados(as) nos cursos de Administração, Computação, Economia ou Engenharias da UFCG, para participarem de mobilidade acadêmica de curta duração na IT Business School - ITBS, no período de 8 a 28 de abril de 2024, no âmbito do Programa de Mobilidade Acadêmica Brasil - Tunísia.

DOS BENEFÍCIOS

IT Business School será responsável pela hospedagem e alimentação (três refeições básicas: café da manhã, almoço e jantar) dos(as) estudantes de intercâmbio, durante o período da mobilidade.

DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

O(A) estudante deverá atender aos seguintes requisitos:

Ter nacionalidade brasileira e mais de 18 anos no momento da inscrição de sua candidatura;

Estar regularmente matriculado(a) a partir do 5º período ou equivalente nos cursos de Administração, Engenharias (qualquer área), Economia ou Computação da UFCG, com matrícula ativa durante todo o processo de seleção e durante todo o período de realização do intercâmbio;

Possuir coeficiente de rendimento igual ou superior a 7 (sete);

Possuir comprovante de proficiência em língua francesa no nível intermediário (nível B2), no mínimo;

Ter anexado ao Formulário de Inscrição a documentação exigida no item 5.2 deste Edital, no momento da inscrição.

Somente serão homologadas as inscrições dos(as) candidatos(as) que atenderem a todos os requisitos deste item.

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser realizadas de 7 a 13 de março de 2024 (até às 17 horas), por meio do formulário eletrônico disponível neste link: Formulário de Inscrição.

Deverão ser anexados ao formulário de inscrição os seguintes documentos:

Histórico Acadêmico atualizado;

Cópia de Passaporte Válido;

Comprovante de proficiência em francês ou declaração de capacidade de acompanhamento de atividades em francês, no nível B2 (nível intermediário);

Declaração de ciência sobre as despesas referentes à mobilidade acadêmica internacional (Anexo I);

Declaração de Aceite de Acompanhamento Pedagógico pelo(a) coordenador(a) do curso de graduação da UFCG (Anexo II).

DO PROCESSO DE SELEÇÃO E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

As vagas ofertadas serão ocupadas pelos(as) estudantes de graduação com o maior Coeficiente de Rendimento Acadêmico - CRA, dentre aqueles(as) que apresentarem a documentação exigida no item 5.2.

Caso haja empate, será considerado como critério de desempate o maior tempo de curso, em anos, meses e dias.

DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO DOS(AS) ESTUDANTES NO INTERCÂMBIO

Será de total responsabilidade dos(as) estudantes selecionados(as):

Realizar os trâmites necessários para a viagem;

Contratar um seguro de acidente, saúde e vida, de cobertura internacional, incluindo traslado ao país de origem, em caso de falecimento;

Custear seu traslado para a instituição internacional de destino;

Responsabilizar-se por custos que não estejam relacionados à alimentação (três refeições básicas) e hospedagem;

Cumprir as normas, leis e estatutos vigentes do país e da universidade de destino;

Cumprir as exigências e requisitos necessários para a realização das atividades acadêmicas previstas, quando os(as) estudantes de intercâmbio estarão sujeitos às mesmas condições de regularização, realização e aprovação que os(as) demais estudantes locais;

Encaminhar à AAI/UFCG e ao Colegiado do Curso relatório e comprovantes das atividades desenvolvidas no período, para fins de aproveitamento de estudos.

DO PROCESSO DE MATRÍCULA NA UNIVERSIDADE DE DESTINO

Para fins de matrícula, o(a) candidato(a) selecionado(a) deverá se informar, juntamente ao setor responsável na universidade de destino, sobre a documentação necessária para a matrícula.

A mobilidade está condicionada ao aceite da universidade de destino, mediante confirmação por e-mail e envio de carta de aceite, ficando a UFCG isenta de qualquer responsabilidade, caso haja imprevistos com a universidade de destino.

DO CRONOGRAMA

Etapa

Data

Canal

Publicação do Edital

07/03/2024

www.aai.ufcg.edu.br

Período de Inscrição

07 a 13/03/2024

Formulário de Inscrição

Divulgação do Resultado de Classificação

14/03/2024

www.aai.ufcg.edu.br

Envio da documentação exigida pelos alunos selecionados (passagens e seguro)

22/03/2024

internacional@setor.ufcg.edu.br

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

O descumprimento de qualquer um dos itens deste Edital acarretará a eliminação do(a) candidato(a) no processo.

Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela AAI/UFCG.

Campina Grande, 7 de março de 2024.

 

[assinado eletronicamente]

Verônica Macário de Oliveira

Assessora para Assuntos Internacionais


logotipo

Documento assinado eletronicamente por VERONICA MACARIO DE OLIVEIRA MOTTA, ASSESSOR INTERNACIONAL, em 07/03/2024, às 12:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufcg.edu.br/autenticidade, informando o código verificador 4268148 e o código CRC 1947A12C.



 

ANEXO I

DECLARAÇÃO DE CIÊNCIA SOBRE AS DESPESAS REFERENTES À MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL

 

 

DECLARAÇÃO DE CIÊNCIA SOBRE AS DESPESAS REFERENTES À MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL

Eu, ____________________, estudante matriculado(a) no curso de _______________, sob matrícula _______________, declaro que li e estou de acordo com os termos estabelecidos no Edital nº 01/2024/AAI/UFCG, que compreende as exigências para inscrição em mobilidade acadêmica internacional. Estou ciente de que terei isenção de despesas relacionadas à alojamento e alimentação (café da manhã, almoço e jantar), e que todos os gastos com viagem e estadia no exterior serão de minha inteira responsabilidade, tais como visto, passaporte, passagens, seguros, vestuário e outros correlatos.

Cidade, ______ de março de 2024.

 

Nome e assinatura eletrônica do(a) candidato(a)

 

 

ANEXO II

DECLARAÇÃO DE ACEITE DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO

 

Eu, ________________________________, coordenador(a) do Curso de __________________________, da Unidade Acadêmica de _______________________________________ da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Matrícula SIAPE ________________, declaro que aceito acompanhar o desenvolvimento das atividades pedagógicas do(a) discente ___________________________________________________, matriculado(a) no curso de _________________________________________, que serão realizadas no âmbito do Programa de Mobilidade Acadêmica Brasil - Tunísia.

Cidade, ______ de março de 2024.

 

Nome e assinatura eletrônica do(a) professor(a)

 


Referência: Processo nº 23096.014188/2024-32 SEI nº 4268148