Boletim de Serviço Eletrônico em 02/06/2020

Timbre
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
SERVICO DA TECNOLOGIA DA INFORMACAO
Rua Aprígio Veloso, 882, Bloco BB - Bairro Universitário, Campina Grande/PB, CEP 58429-900
Telefone: (83) 2101.1358 - E-mail: sti@ufcg.edu.br - Site: http://sti.ufcg.edu.br
  

TERMO DE USO

DAS RESPONSABILIDADES

O gerenciamento da utilização dos recursos disponibilizados através do programa Google For Education será de competência do Serviço de Tecnologia da Informação (STI) e da Secretaria de Planejamento (SEPLAN) da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Ainda, é de responsabilidade do STI fornecer o suporte necessário à comunidade acadêmica na utilização dos recursos providos pelos programas educacionais do Google for Education, para atividades relacionadas ao primeiro acesso, redefinição de senha de acesso e criação de contas de usuário.

A utilização das ferramentas disponibilizadas será permitida para fins estritamente acadêmicos ou administrativos, restrito a técnicos, docentes e discentes com vínculo ativo com a UFCG.

O descumprimento do disposto no item 1.3 enseja bloqueio do acesso do docente ou discente infrator e consequente exclusão de sua conta de usuário e os dados nela armazenados no prazo de até 48 (quarenta e oito) horas úteis da notificação por parte da equipe gestora, resguardado o direito do contraditório e ampla defesa.

A disponibilidade dos serviços vinculados às contas de usuário, com seus dados armazenados, será durante o período em que existir vínculo com a UFCG, seja técnico, docente ou discente. Após a perda do vínculo, as contas de usuário serão automaticamente desabilitadas decorridos 30 (trinta) dias da perda deste vínculo e, consequentemente o acesso aos serviços oferecidos pela plataforma GSuite for Education.

O STI não realiza cópia dos dados dos usuários de nenhum dos serviços oferecidos no GSuite, assim como, não se responsabiliza pelos dados gerados e armazenados, sendo de inteira responsabilidade dos usuários realizarem a cópia das informações que julgarem necessárias antes de terem seu acesso efetivamente desabilitado.

Os usuários menores de 18 (dezoito) anos terão acesso aos recursos e serviços disponibilizados pelos programas educacionais em até 10 (dez) dias, após o consentimento e autorização dos pais ou responsável legal através do ANEXO I deste termo de uso.

É vedado aos usuários dos serviços providos pelos programas educacionais a disseminação de qualquer informação, dado ou material que viole leis ou normas infralegais.

da abrangência

As diretrizes estabelecidas neste termo de uso deverão ser aplicadas no âmbito da UFCG.

DA POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DO PROGRAMA “GOOGLE FOR EDUCATION”

Os técnicos, docentes e discentes habilitados para acesso e uso dos serviços do programa "Google for Education" deverão seguir as normas estabelecidas neste documento, bem como, os termos do contrato "Google Apps for Education (online)" acessível através do link: "https://www.google.com/apps/intl/pt-BR/terms/education_terms.html", e da Política de Uso aceitável do G Suite disponível em https://gsuite.google.com.br/intl/pt-BR/terms/use_policy.html.

Os problemas de acesso aos serviços do programa enunciado no item 3.1 deverão ser encaminhados para o STI, por meio de abertura de chamado em https://suporte.sti.ufcg.edu.br, que providenciará prontamente a solução para o problema.

O acesso aos serviços deste programa deverá ser realizado preferencialmente através dos links "https://google.com", "https://gmail.com", ou variante equivalente.

O e-mail será disponibilizado para todos os técnicos, docentes e discentes enquanto mantiverem vínculo ativo com a UFCG, sendo o seu formato e senha de acesso padronizados pela "Tabela 1 – Acesso e Formato do E-mail", a seguir:

CATEGORIA

USUÁRIO

SENHA

OBSERVAÇÕES

Técnico

nome.sobrenome@tecnico.ufcg.edu.br

 

Pode ser também o sobrenome.sobrenome dependendo da disponibilidade

Docente

nome.sobrenome@professor.ufcg.edu.br

 

 

Discente

nome.sobrenome@aluno.ufcg.edu.br

 

 

No caso dos homônimos, pode ser também o sobrenome.sobrenome dependendo da disponibilidade.

A utilização dos serviços do "Google Apps for Education" será oferecida em duas categorias, sendo a primeira denominada "Serviços principais" constituída por: Gmail (incluindo inbox by Gmail), Google Agenda, Google Sala de aula, Contatos, Google Drive, Documentos, Formulários, Planilhas, Apresentações, Grupos do Google, Google Sites, Google Meet e Google Apps Vault, e a segunda denominada "Serviços adicionais" constituída por: Youtube, Google Maps e Blogger que deverão ser utilizados exclusivamente para propósitos educativos e ambas as categorias estarão sujeitas à Política de Uso Aceitável do Google Apps, acessível através do link: "https://www.google.com/apps/intl/pt-BR/terms/use_policy.html".

Os usuários menores de 18 (dezoito) anos deverão ter consentimento e autorização de seus pais ou responsável legal através do Anexo I, para acesso aos Serviços Principais e Serviços Adicionais enunciados no item 3.5, bem como, autorização para coleta de informações pessoais fruto de sua utilização e compliance à Lei americana de Proteção da Privacidade On-line das Crianças de 1998, acessível através do link: "https://www.ftc.gov/system/files/2012-31341.pdf" (Original em inglês) "https://jus.com.br/artigos/23373/a-atualizacao-da-lei-americana-de-protecao-dosdados-das-criancas-na-internet" (Versão em Português).

Comportamentos inesperados ou falhas na utilização dos serviços Principais ou Adicionais do "Google Apps for Education" poderão ser notificados pelos usuários do serviço através da abertura de chamado em https://suporte.sti.ufcg.edu.br.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Todas as operações realizadas pelos técnicos, docentes e discentes na plataforma "Google for Education" poderão ser auditadas pela equipe do STI ou Administradores da TI dos câmpus, incluindo todas as gravações e exclusões realizadas no Google Drive, além do histórico de logins de acesso.

Caso ocorra infração de quaisquer itens relacionados neste termo, ela será avaliada pelo STI que notificará o usuário infrator. Persistindo a violação, sua conta será imediatamente desativada em caráter definitivo.

No caso de usuários menores de 18 (dezoito) anos, serão notificados os pais ou responsável legal.

Excepcionalmente, a conta poderá ser reativada a critério da SEPLAN, autoridade superior do campus ou Magnífico Reitor.

Os casos omissos e as situações imprevistas serão decididos pelo Serviço de Tecnologia da Informação, sendo as decisões adotadas em caráter intempestivo, ratificadas pelo Secretário de Planejamento, autoridade superior do campus ou do Magnífico Reitor.

 

ANEXO I

TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA ACESSO AOS PROGRAMAS EDUCACIONAIS DO "GOOGLE FOR EDUCATION" PARA USUÁRIO MENOR DE 18 ANOS

Nome do aluno: 

Matrícula:

Data de Nascimento:

Curso:

Autorizo o acesso aos Serviços do Google For Education

(   ) Sim     (   ) Não

TERMOS DE USO:

Declaro para os devidos fins que, autorizo a Universidade Federal de Campina Grande a conceder acesso ao menor acima relacionado, enquanto aluno regularmente matriculado nesta instituição de ensino, bem como, compartilhamento dos dados fruto do seu acesso e utilização dos serviços do Google For Education, e considerando minha ciência do teor dos termos abaixo relacionados e anuência para o disposto nestes:

I – Os termos do contrato “Google Apps for Education (online) “https://www.google.com/apps/intl/pt-BR/terms/education_terms.html”

II – Os termos da “Política de Uso Aceitável do Google Apps” “https://www.google.com/apps/intl/pt-BR/terms/use_policy.html”

III – Os termos da Lei americana de Proteção da Privacidade On-line das Crianças de 1998 “https://www.ftc.gov/system/files/2012-31341.pdf” (Original em inglês) “https://jus.com.br/artigos/23373/a-atualizacao-da-lei-americana-de-protecao-dos-dadosdas-criancas-na-internet” (Versão em Português)

 

_____________, ____ de __________ de 202X

 

_____________________________
Assinatura do Responsável Legal

TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA ACESSO AOS PROGRAMAS EDUCACIONAIS “GOOGLE FOR EDUCATION” PARA USUÁRIO MENOR DE 18 ANOS

Nome do Aluno:

Matrícula:

Responsável pelo recebimento: 

Data: __/__/____

 

ANEXO II

GLOSSÁRIO

Google for Education programa lançado pela Google Inc. em Outubro de 2006. Sua primeira implantação foi na Universidade do Estado de Arizona. Hoje, o Apps for EDU conta com mais de 50 milhões de usuários e é usado por 74 das 100 melhores universidades.

Gmail conhecido por ser um dos melhores serviços de e-mail do mundo, que inclui ainda o Meet, uma ferramenta de vídeoconferência.

Google Drive uma nuvem pessoal para armazenar arquivos, fotos, documentos, vídeos etc. Os arquivos podem ser compartilhados para que todo mundo que tenha acesso aos links possa editá-los a qualquer momento de qualquer lugar.

Google Docs fazem parte do Google Docs, o Google Documentos, Apresentações, Planilhas, Desenhos e Formulários. Todos são fáceis de utilizar, contando com vários recursos de colaboração.

Google Sites foi desenvolvido para criar, compartilhar e proporcionar acesso simples às informações online. Ele permite o gerenciamento de sites. Por exemplo, o professor pode criar um site para compartilhar conteúdo de sua matéria com os estudantes. Lembrando que o Google Sala de Aula fornece recurso similar com uma experiência ainda mais rica.

Google Agenda um ótimo aplicativo para agendar compromissos, como provas, trabalhos, competições esportivas e outros prazos.

Google Sala de Aula permite que os professores criem e recolham tarefas em formato digital, além de incluir recursos que poupam tempo, como a possibilidade de criar uma cópia de um documento do Google para cada aluno. Ele também cria pastas do Google Drive automaticamente para cada tarefa e cada aluno, ajudando na organização. Os alunos podem ver as tarefas que precisam ser feitas na página "Tarefas" e começar a trabalhar com apenas um clique. Os professores veem rapidamente quem concluiu a tarefa e fornecem comentários e notas diretamente, em tempo real, a partir do aplicativo, disponível também para celular.

Compliance expressão inglesa que, em sentido literal, significa “agir em sintonia com as regras”. Significa estar absolutamente em linha com normas, controles internos e externos, além de todas as políticas e diretrizes estabelecidas para o negócio. É a atividade de assegurar que a empresa está cumprindo à risca todas as imposições dos órgãos de regulamentação, dentro de todos os padrões exigidos.

Comportamentos inesperados ou falhas são erros no funcionamento comum de um software (ou também de hardware), também chamado de falha na lógica de um programa, e pode causar comportamentos inesperados, como resultado incorreto ou comportamento indesejado.

Datacenter é um ambiente projetado para concentrar servidores, equipamentos de processamento e armazenamento de dados, e sistemas de ativos de rede, a exemplo de switches, roteadores, entre outros.

Xamarim para Alunos é uma estrutura de plataforma cruzada para o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, permitindo codificar seu aplicativo ou jogo em C# e implantando-o em aplicativos iOS, Android e Windows Phone. O Xamarin conecta seu código a APIs e designs de interface nativos em todas as três plataformas, para que você possa gastar mais tempo na codificação e menos na portabilidade.

 

ANEXO III

LINKS ÚTEIS


logotipo

Documento assinado eletronicamente por OSCAR WILLIAM SIMOES COSTA, GERENTE, em 02/06/2020, às 11:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por IANNA DUARTE KOBAYASHI DE SOUZA, GERENTE, em 02/06/2020, às 12:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufcg.edu.br/autenticidade, informando o código verificador 0848942 e o código CRC 2C13C7B0.




Referência: Processo nº 23096.014761/2020-84 SEI nº 0848942