Boletim de Serviço Eletrônico em 17/07/2020

Timbre
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
COORDENACAO GERAL DE POS-GRADUACAO
Rua Aprígio Veloso, 882, - Bairro Universitário, Campina Grande/PB, CEP 58429-900
Bloco BQ
Telefone: 2101-1048
  

Edital nº 25/2020

Processo nº 23096.023104/2020-28

EDITAL PRPG N° 25/2020

 

 

Seleção para:

(  )

Doutorado

(X)

Mestrado Acadêmico

(   )

Mestrado Profissional

 

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, com base na Resolução N° 03 de 2016 da Câmara Superior de Pós-Graduação da UFCG, na Resolução Nº 04/2017 do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Matemática e na deliberação do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Matemática, em reunião ordinária de 16 de junho de 2020, torna público aos interessados o período de inscrição, requisitos e critérios para seleção de candidatos para o curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Matemática do CCT/UFCG.

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1    O processo seletivo ocorrerá de 22 de julho a 21 de agosto de 2020, com divulgação dos resultados previsto para até 13 de agosto de 2020 e homologação pelo Colegiado do Programa no dia 03 de agosto de 2020. Divulgado o resultado, o candidato terá até 05 (cinco) dias úteis para entrar com recurso na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Matemática.

1.2    O período de matrícula será de 24 de agosto de 2020 a 28 de agosto de 2020 e o início das aulas está previsto para o dia 31 de agosto de 2020

1.3    Eventual impugnação quanto às normas ou impedimentos dos membros da comissão de seleção do presente Edital deve ser feita no prazo de 5 (cinco) dias, contados de sua publicação.

1.3.1 Frente ao período de isolamento social, restrição de movimentação e suspensão das atividades presenciais da UFCG, as impugnações, devidamente fundamentadas, deverão ser encaminhadas pelo correio eletrônico pgmat@mat.ufcg.edu.br.

1.3.2. Não serão aceitos pedidos de impugnação intempestivos ou promovidos por outros meios.

1.3.3. Os pedidos de impugnação infundados ou fora do prazo estipulado serão indeferidos e não caberá recurso administrativo da decisão sobre a impugnação.

2. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

As vagas oferecidas mediante este edital estão distribuídas de acordo com a(s) área(s) de concentração e a(s) linha(s) de pesquisa do Programa: O Programa oferecerá  08 (oito) vagas, das quais 06 (seis) serão para a área de Matemática e 02 (duas) para a área de Probabilidade e Estatística.

3. HABILITAÇÕES E REQUISITOS DOS CANDIDATOS

    Estão habilitados à inscrição os candidatos que estejam em dia com suas obrigações eleitorais e que sejam portadores de diploma de curso de nível superior (ou certificado de conclusão) ou que estejam aptos a obtê-lo até o último dia de matrícula do período (28 de agosto de 2020), de acordo com o calendário do PPGMat/UFCG (ANEXO I).

4. Da Inscrição

i) As inscrições serão realizadas no período estabelecido no cronograma (ANEXO I) e serão feitas exclusivamente por meio eletrônico. Os candidatos deverão enviar exclusivamente por via eletrônica o formulário de inscrição disponível na plataforma https://forms.gle/vfNwz3KXA1P5BjS26 devidamente preenchido, anexando, obrigatoriamente, os seguintes arquivos:

Além dos demais documentos que sejam solicitados no formulário de inscrição.

ii) Ao preencher o formulário eletrônico, o interessado receberá um e-mail automático.

iii) O candidato deverá comprovar formação acadêmica nas áreas de conhecimento do programa (matemática ou probabilidade e estatística) ou área afim. Por área afim entende-se: Engenharias, Computação, Meteorologia, ou qualquer outra que a Comissão de Seleção julgar pertinente.

iv) A ausência de qualquer um dos documentos solicitados acima implicará no indeferimento da inscrição.

v) A homologação das inscrições, com base na análise feita pela comissão de seleção da documentação anexada ao formulário de inscrição, ficará sob a responsabilidade da Coordenação do PPGMat. A divulgação será feita pela secretaria do Programa e no seu endereço eletrônico.

5.  DA SELEÇÃO

i) Os candidatos com inscrição homologada serão avaliados pela comissão de seleção, que utilizará a documentação anexada pelo candidato no formulário de inscrição. A lista de candidatos inscritos será dividida em dois grupos de acordo com a preferência por área, Matemática ou Probabilidade e Estatística, indicada por cada candidato no formulário de inscrição (cada candidato deverá optar por apenas uma área). As seleções de candidatos para as áreas de Matemática e Probabilidade e Estatística serão feitas separadamente, sendo considerado para a seleção em cada área apenas o grupo de candidatos correspondente.

ii) A seleção para cada área será feita pela subcomissão correspondente, indicada no item 11 O processo de seleção, tanto para a área de Matemática quanto para a área de Probabilidade e Estatística, será feita através da análise dos históricos escolares dos candidatos e seguirá o cronograma determinado no ANEXO I.

5.1. Da análise do Histórico Escolar

Na análise do histórico escolar de graduação será analisado o Coeficiente de Rendimento Escolar (CRA), será atribuída uma Nota referente ao Número de Disciplinas Avançadas (NDA) e será calculada a Média das Disciplinas Avançadas (MDA), de acordo com o está determinado nos Critérios Norteadores descritos no item 5.2.

5.2. Critérios Norteadores

1. Número de Disciplinas Avançadas (NDA):

1.1. Neste critério serão consideradas as disciplinas avançadas dentre as que forem listadas pelo candidato no formulário de inscrição e que foram cursadas (com aproveitamento) pelo candidato (com devida comprovação).

1.2. Entendem-se por disciplinas avançadas aquelas relacionadas, com as ementas listadas, nos Anexos II e III, ficando o julgamento de equivalência de conteúdos a cargo da Comissão de Seleção. Disciplinas cursadas em nível de mestrado ou doutorado também poderão ser consideradas pela Comissão de Seleção como disciplinas avançadas, desde que comprovadas. Para cada candidato serão consideradas apenas disciplinas avançadas da área escolhida (Matemática ou Probabilidade e Estatística)

1.3. Projetos de iniciação científica em Matemática ou Probabilidade e Estatística desenvolvidos e concluídos pelo candidato, com a devida comprovação, também poderão entrar na composição da nota NDA: cada projeto de iniciação científica contará como uma disciplina avançada.  

1.4. Disciplinas cursadas no programa de verão de algum programa de pós-graduação em Matemática ou Estatística também poderão ser consideradas pela Comissão de Seleção como disciplinas avançadas, desde que sejam comprovadas e que tenham sido cursadas pelo candidato com nota final, no mínimo, 5,0 (cinco)No documento comprobatório apresentado pelo candidato deverá constar, obrigatoriamente, a nota final obtida pelo candidato na disciplina. Disciplinas com nota final menor que 5,0 (cinco), sem documentação comprobatória ou com documento comprobatório onde não conste a nota final não serão consideradas.

1.5. Para as disciplinas que não foram cursadas na UFCG-Campina Grande, o candidato deverá anexar cópias das ementas ou programas oficiais autenticados, com bibliografia utilizada.

1.6. O(s) candidato(s) com maior número de disciplinas avançadas receberá(ão) nota 10,0 (dez) neste critério. As notas dos demais candidatos serão atribuídas proporcionalmente, com base no número de disciplinas avançadas do(s) candidato(s) com nota 10,0.

2. Média das Disciplinas Avançadas (MDA):

 2.1. A média nas disciplinas avançadas de cada candidato consistirá da média aritmética das notas, obtidas pelo candidato, nas disciplinas que forem consideradas na composição da nota NDA do candidato (veja o item 1 acima). Para o cálculo desta média não serão considerados projetos de iniciação científica.

2.2.  Caso o sistema de avaliação no histórico escolar do candidato seja por conceitos, a nota considerada na disciplina será a média da faixa (indicada no histórico) correspondente ao conceito atribuído. Caso o histórico não indique a faixa, será considerada a seguinte convenção de notas:

● 9,5 para o conceito A,

● 8,0 para o conceito B,

● 6,0 para o conceito C,

● 4,0 para o conceito D,

● 1,5 para o conceito E,

● 0,0 para conceitos mais baixos.

3. Casos Omissos:

Os casos omissos serão apreciados pela Comissão de Seleção, cabendo recurso ao Colegiado do Programa.

6. Da nota final

A nota final (entre 0,0 (zero) e 10,0 (dez)) será dada a partir da média ponderada das notas dos critérios descritos no item 5.2, de acordo com os pesos abaixo:

●     CRA = 5,0

●     Média das Disciplinas Avançadas (MDA) = 2,5

●     Nota referente ao Número de Disciplinas Avançadas (NDA) = 2,5.

Assim, a nota final (NF) será calculada pela fórmula:

NF = (0,5 X CRA)  + (0,25 X MDA) + (0,25 X NDA) 

onde CRA, NDA e MDA estão definidas acima.

7.  DA CLASSIFICAÇÃO E APROVAÇÃO

Serão considerados aprovados no processo seletivo os candidatos que obtiverem nota final maior do que ou igual a 5,0 (cinco). Candidatos com nota final menor do que 5,0 (cinco) serão eliminados do processo seletivo. A ordem de classificação para as vagas oferecidas será dada pela nota final, da maior para a menor, sendo usado como primeiro critério de desempate a média das disciplinas avançadas (MDA), como segundo critério de desempate a Nota referente ao Número de Disciplinas Avançadas (NDA) e como terceiro critério de desempate a maior idade.

8.  DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS

i) Será garantido ao candidato ou candidata o direito de entrar com pedido de recurso em cada etapa de caráter eliminatório ou classificatório do processo seletivo, obedecendo aos prazos estabelecidos no cronograma (ANEXO I).

ii) Os pedidos de reconsideração deverão ser encaminhados à Secretaria via e-mail pgmat@mat.ufcg.edu.br, e serão julgados pela comissão de seleção.

iii) Caberá interposição de recurso à Câmara Superior de Pós-Graduação nos casos em que o pedido de reconsideração não for favorável ao candidato.

9. DO RESULTADO

A divulgação do resultado do processo seletivo, com os nomes dos candidatos aprovados e classificados em ordem decrescente das médias finais obtidas no processo seletivo, será feita em lista única, apresentando os candidatos aprovados (e não classificados) e os candidatos classificados.

10.  DA MATRÍCULA E DOCUMENTAÇÃO 

O(A) candidato(a) aprovado(a) e classificado(a) no processo seletivo deverá efetuar sua matrícula, no período de 24 a 28 de agosto de 2020, enviando para o endereço eletrônico pgmat@mat.ufcg.edu.br arquivos contendo cópia legível dos seguintes documentos:

●      Formulário de matrícula devidamente preenchido, disponível no endereço http://mat.ufcg.edu.br/ppgmat/.

●      Cédula de Identidade, Carteira Profissional ou CNH, Registro Nacional do Estrangeiro ou Passaporte, se estrangeiro.

●      CPF.

●      Diploma*.

●      Comprovante de quitação com as obrigações militares (facultativo).

i) A efetivação da matrícula se dará mediante o envio no prazo estabelecido de toda a documentação listada acima. A não efetivação da matrícula no prazo estabelecido implicará na desistência do(a) candidato(a) de se matricular no programa, perdendo todos os direitos decorrentes da aprovação e classificação no processo seletivo, sendo chamado(a) em seu lugar o(a) próximo(a) candidato(a) na lista dos aprovados.

ii) Na ocasião do reinício das atividades presenciais na UFCG (suspensas devido à pandemia da Covid-19), os candidatos classificados que tiverem efetivado a matrícula institucional deverão fornecer à coordenação do PPGMat, dentro do prazo de 10 dias úteis a partir da data de reinício das atividades presenciais, cópias autenticada de todos os documentos exigidos acima, apresentando os originais de toda a documentação, inclusive do diploma, pois a comprovação das cópias será realizada no ato pelo servidor, secretário do Programa.

iii) Caso, no ato da matrícula institucional, o(a) candidato(a) aprovado(a) e classificado(a) no processo seletivo não apresente o diploma, perderá o direito à matrícula e será chamado em seu lugar o(a) próximo(a) candidato(a) na lista de aprovados(as).   

iv) Para os servidores públicos, no momento da realização da matrícula, é necessária a apresentação de documento da instituição de origem, autorizando o afastamento das atividades por, no mínimo, 20 horas semanais.                                                

* Caso o Diploma não esteja ainda disponível, o certificado de conclusão da graduação ou do mestrado datado e assinado pela coordenação de curso ou programa de pós-graduação da IES será aceito, em caráter provisório, indicando que o candidato finalizou todas as etapas para obtenção do Diploma e que o mesmo está sendo emitido pela Instituição.                                                  

11. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO

A comissão de seleção será formada pelos Profs. Drs.:

Alânnio Barbosa Nóbrega (titular-presidente) 

Antônio Pereira Brandão Júnior (titular)

Denílson da Silva Pereira (titular)

compondo a subcomissão da área de Matemática.

Os Profs. Drs.: 

Manoel Ferreira dos Santos Neto  (titular-presidente) 

Michelli Karinne Barros da Silva (titular)

Marco Aurélio Soares Souto  (titular) 

compondo a subcomissão da área de Probabilidade e Estatística.

E os Profs. Drs.:

Romildo Nascimento de Lima (suplente) 

Claudemir Fidelis Bezerra Júnior​ (suplente) 

Claudianor Oliveira Alves (suplente).

 

11.1. Sobre Membros da Comissão de Seleção

Membros da comissão de seleção que perceberem algum impedimento para o cargo, como a existência de parente participando do processo seletivo, por exemplo, deverão solicitar sua exoneração ao Coordenador do PPGMat/UFCG. 

12. DAS VAGAS E BOLSAS DE ESTUDO

O Programa oferecerá 08 vagas, distribuídas nas áreas de concentração do Programa. Os candidatos selecionados como alunos regulares em tempo integral e dedicação exclusiva poderão, caso haja disponibilidade, receber bolsa de estudos, desde que satisfaçam os critérios de concessão do órgão financiador e da Comissão de Bolsas do PPGMat/UFCG.

i) Não é obrigatório o preenchimento de todas as vagas previstas neste processo seletivo.

ii) A critério do Colegiado será possível o aproveitamento de candidato aprovado (e não classificado) em uma área de concentração ou linha de pesquisa em que haja vaga remanescente (número de candidatos aprovados menor do que o de vagas).

iii) Para o aproveitamento a que se refere o item (ii), o candidato interessado deverá solicitar ao Colegiado, que deliberará, ouvindo a área de concentração ou linha de pesquisa que possui a vaga postulada pelo candidato.  

13. DA RESERVA DE VAGAS

Do total de vagas oferecidas, 20% serão destinadas a candidatos(as) autodeclarados(as) de etnia negra, 3% serão destinadas a indígenas e quilombolas e 3% serão destinadas a pessoas com deficiência, o que corresponde à seguinte distribuição:     

Concorrência

Mestrado

Total

Ampla

4

4

De pessoas negras

2

2

De pessoas indígenas e quilombolas

1

1

De pessoas com deficiência

1

1

Total

8

8

i) Para concorrer às vagas reservadas, os(as) candidatos(as) deverão indicar, no ato da inscrição, o seu grupo de pertencimento: pessoa de etnia negra (preta ou parda); pessoa indígena ou quilombola; ou pessoa com deficiência).     
ii) O(A) candidato(a) que se enquadre em mais de um dos três grupos de concorrência restrita, deverá eleger apenas um deles.

iii) Não será permitida a alteração da opção da modalidade de concorrência (ampla, de pessoas negras, de pessoas indígenas/quilombolas ou de pessoas com deficiência) no decorrer do processo.

iv) Candidatos inscritos para concorrência restrita também participam da concorrência ampla.

v) Vagas reservadas remanescentes serão convertidas em vagas de Ampla Concorrência, considerando-se a ordem de classificação no Processo Seletivo.

vi) Não há obrigatoriedade do preenchimento total das vagas ofertadas, caso o número de candidatos(as) aprovados(as) seja inferior ao total de vagas definido neste Edital.

14. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

O presente edital poderá ser cancelado ou alterado, em parte ou no todo, a qualquer tempo, desde que motivos supervenientes assim o determinem, sem que isto venha a gerar direitos ou obrigações em relação aos interessados.

15. DOS CASOS OMISSOS

Os casos omissos neste Edital ou na legislação que regulamenta este processo seletivo serão tratados pela Câmara Superior de Pós-Graduação, mediante consulta do Colegiado do Programa, sem prejuízo das disposições do presente Edital. 

16. OS CANDIDATOS PODERÃO ENTRAR EM CONTATO COM A SECRETARIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA NO ENDEREÇO ABAIXO:

PPGMat/CCT/UFCG

Unidade Acadêmica de Matemática – CCT/UFCG

Av. Aprígio Veloso, 882 – Bodocongó, Campina Grande-PB, Brasil

Caixa Postal: 10044

CEP: 58429-970. Fone: (83) 2101-1112. Fax (83) 2101-1030

E-mail: pgmat@mat.ufcg.edu.br

Site: http://www.mat.ufcg.edu.br

 

Campina Grande, 17 de julho de 2020.

 

 

Benemar Alencar de Souza

Pró-Reitor de Pós-Graduação

 


 

ANEXO I

CALENDÁRIO TURMA 2020

Data / Período

Evento

17/07/2020

Divulgação do edital

17/07/2020   a  21/07/2020

Prazo para impugnação do edital.

22/07/2020

Resultado da análise dos pedidos de impugnação.

22/07/2020   a  02/08/2020

Período de inscrições.

03/08/2020

Divulgação do resultado da homologação das inscrições.

04/08/2020   a  05/08/2020

Prazo para solicitação de reconsideração do resultado da homologação das inscrições 

07/08/2020

Divulgação das respostas aos pedidos de reconsideração e da homologação das inscrições.

10/08/2020   a  12/08/2020

Avaliação do histórico escolar.

13/08/2020

Divulgação do resultado preliminar do processo seletivo

14/08/2020   a  20/08/2020

Prazo para interposição de recursos 

24/08/2020  a  28/08/2020

Período de Matrícula.

 

ANEXO II

 

DISCIPLINAS AVANÇADAS NA ÁREA DE MATEMÁTICA

 

DISCIPLINA 

EMENTA

Álgebra I *

Estrutura de Grupos; Grupos de Permutações e Grupos Cíclicos; Sub-Grupos e Sub-Grupos Normais; Grupos Quocientes. Homomorfismo e Isomorfismo; Teorema de Sylow e Aplicações; Grupos Abelianos Finitamente Gerados; Produtos Direto e Semi-Direto de Grupos.

Álgebra II *

Estrutura de Anéis; Ideais e Anéis Quocientes; Homomorfismo. Domínio de Integridade E Corpos; Anéis de Polinômios. Domínios Fatoriais. Domínios Principais. Domínios Euclidianos.

Álgebra Linear II *

Espaços Vetoriais de Dimensão Finita e Infinita sobre um Corpo. Teorema do Núcleo e da Imagem de Aplicações Lineares entre Espaços Vetoriais de Dimensão Finita. Teorema da Existência e Unicidade da Função Determinante. Produtos Escalares e Hermitianos. Espaço Dual. Formas Bilinear e Quadrática. Operadores e Teorema de Sylvester. Triangulação de Matrizes de Aplicações Lineares. Teoremas de Cayley Hamilton e Espectral;

Análise II *

Integrais Impróprias. Seqüências e Séries de Funções. Topologia do Rn. Limite e Continuidade no Rn. Diferenciabilidade de Funções Vetoriais de Variável Real. Diferenciabilidade de Funções Reais de Várias Variáveis.

Análise III *

 

Limites, continuidade e diferenciabilidade de aplicações f:Rn→R . Teorema de Schwarz. Fórmula de Taylor e aplicações. Multiplicadores de Lagrange. Teorema da função implícita. Teorema da função inversa. Integrais múltiplas e o Teorema da mudança de variáveis.

Equações Diferenciais Ordinárias *

Operações com famílias de conjuntos. Álgebra de Funções mensuráveis, Medida Positiva, Integral de Lebesgue, Espaços LP.

Introdução à Teoria da Medida e Integração *

Caracterização de um processo estocástico. Processo estocástico real. Processos com incrementos independentes e estacionários. Cadeias de Markov discretas a parâmetro contínuo. Distribuição invariante. Processos de Poisson homogêneo. Processos de Poisson generalizados. Processos de nascimento e morte.

Introdução à Geometria Diferencial *

Teoria Local de Curvas Planas e Espaciais. Teoria Local das Superfícies. Teorema Egregium de Gauss.

Introdução à Teoria de Galois*

Extensões de Corpos. Corpo de raízes. Teorema fundamental da teoria de Galois. Extensões Normais. Corpos finitos. Extensões simples. Aplicações.

Introdução à Análise Funcional*

Espaços Pré-Hilbertianos e Espaços de Hilbert. Ortogonalidade. Teorema da Projeção e aplicações, conjuntos ortonormais completos. Espaços de Banach. O Teorema de Hahn-Banach. O Teorema da Aplicação Aberta.

Topologia de Espaços Métricos

Espaços Métricos. Funções Contínuas. Conjuntos Conexos. Espaços Métricos Completos. Espaços Métricos Compactos. Teorema de Stone-Weiestrass.

 

* Disciplina do Curso de Graduação em Matemática da UFCG ou equivalente.

Observação: Caso alguma disciplina tenha conteúdo não contemplado acima, o julgamento do seu enquadramento como disciplina avançada ficará a critério da Comissão de Seleção.

 

ANEXO III

 

 

DISCIPLINAS AVANÇADAS NA ÁREA DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

 

DISCIPLINA 

EMENTA

Análise II *

Integrais Impróprias. Seqüências e Séries de Funções.  Topologia do IRn. Limite e Continuidade no IRn .Diferenciabilidade de Funções Vetoriais de Variável Real. Diferenciabilidade de Funções Reais de Várias Variáveis.

Análise III *

Limites, continuidade e diferenciabilidade de aplicações f:Rn→R. Teorema de Schwarz. Fórmula de Taylor e aplicações. Multiplicadores de Lagrange. Teorema da função implícita. Teorema da função inversa. Integrais múltiplas e o Teorema da mudança de variáveis.

Álgebra Linear II *

Espaços Vetoriais de Dimensão Finita e Infinita sobre um Corpo. Teorema do Núcleo e da Imagem de Aplicações Lineares entre Espaços Vetoriais de Dimensão Finita. Teorema da Existência e Unicidade da Função Determinante. Produtos Escalares e Hermitianos. Espaço Dual. Formas Bilinear e Quadrática. Operadores e Teorema de Sylvester. Triangulação de Matrizes de Aplicações Lineares. Teoremas de Cayley Hamilton e Espectral;

Amostragem II **

Estimadores especiais: razão, regressão e pós-estratificação. Amostragem por conglomerados (em um, dois e três estágios). Estimação de variâncias. Erros não-amostrais. 

 

Estatística Multivariada II **

 

Conceitos básicos em dados multivariados: Vetores aleatórios, vetores de médias e matriz de variância e covariância. Representações gráfica e geométrica de dados multivariados. Distribuições multivariadas: Normal, T2-Hotteling, Wishart. Inferência para vetores de média: Estimação pontual e região de confiança. Testes de hipóteses. Inferência para matrizes de variância e covariância. Comparação de duas populações: Medidas repetidas, Análise de perfis. Análise de variância multivariada.

Modelos Lineares **

Distribuição de Formas Quadráticas. Modelos Lineares de Posto Completo. Regressão Linear Múltipla. Modelo Linear de Posto Incompleto. Aplicações: Modelos de Planejamento de Experimentos.

Introdução aos Processos Estocásticos**

Caracterização de um processo estocástico. Processo estocástico real. Processos com incrementos independentes e estacionários. Cadeias de Markov discretas a parâmetro contínuo. Distribuição invariante. Processos de Poisson homogêneo. Processos de Poisson generalizados. Processos de nascimento e morte.

Introdução à Análise de Séries Temporais**

Conceitos básicos. Modelos para séries temporais. Tendência e sazonalidade. Modelos ARIMA: Conceituação, identificação, estimação, diagnóstico e previsão. Modelos sazonais. Análise de intervenção. Introdução à análise espectral.

Introdução aos Modelos Lineares Generalizados **

Modelos Lineares Generalizados: Definição. Ligações Canônicas. Função desvio. Métodos de Estimação. Teste de hipóteses. Técnicas de diagnóstico. Aplicações. Modelos para dados binários. Modelos para dados de contagem. Aplicações.

Introdução à Análise de Sobrevivência**

Introdução e conceitos básicos em análise de sobrevivência. Estimação da função de sobrevivência. Comparação de curvas de sobrevivência. Distribuições do tempo de vida. Modelos de regressão. 

Simulação**

Geração de números pseudo-aleatórios. Geração de amostras de variáveis aleatórias: método da transformada inversa, método da composição e método da aceitação-rejeição. Geração de amostras com distribuições contínuas e discretas. Geração de variáveis aleatórias multivariadas. Método de Monte Carlo. Técnicas de redução de variância.

Introdução à Análise de Dados Categorizados**

Inferência para as distribuições binomial e multinomial. Testes de Pearson e da razão de verossimilhança generalizada. Testes de adequabilidade de distribuições. Tabelas de contingência. Diferença de proporções. Riscos relativo e razão de chances. Testes de independência e homogeneidade. O teste exato de Fisher. Associação parcial em tabelas estratificadas 2 x 2. Inferência através das metodologias de mínimos quadrados generalizados e máxima verossimilhança.

Introdução à Análise de Dados Longitudinais**

Conceitos básicos e exemplos de dados longitudinais. Análise exploratória. Modelos lineares para dados longitudinais. Modelos com efeitos aleatórios. Modelos marginais. Estimação e testes de hipóteses.

Introdução à Teoria do Risco**

Aspecto probabilístico do risco. Processo de risco do número de reclamantes. Tempo operacional. Risco coletivo. Teorema de Lundberg. Prêmio de risco e da credibilidade. Retenções e reservas. Problema de estabilidade. Modelos de múltiplos riscos. Modelos de longa duração.

Introdução à Teoria da Medida e Integração*

Operações com famílias de conjuntos. Álgebra de Funções mensuráveis, Medida Positiva, Integral de Lebesgue, Espaços LP.

Introdução à Geometria Diferencial*

Teoria Local de Curvas Planas e Espaciais. Teoria Local das Superfícies. Teorema Egregium de Gauss.

* Disciplina do Curso de Graduação em Matemática da UFCG ou equivalente.

**Disciplina do Curso de Graduação em Estatística da UFCG ou equivalente

Observação: Caso alguma disciplina tenha conteúdo não contemplado acima, o julgamento do seu enquadramento como disciplina avançada ficará a critério da Comissão de Seleção.

 

ANEXO IV

 

 

Modelo de Declaração de Optante por Concorrência Restrita

 

 

Eu,_____________________________________________________________________________, RG nº ___________________________________, declaro ser:

 

(   ) negro(a) (preto(a)/pardo(a))         (   ) indígena/quilombola          (   ) deficiente físico

 

e opto pela participação no Processo Seletivo de ____________ do Programa de Pós-Graduação em _____________ da UFCG/Centro _____________, Edital PRPG Nº____/2020, pelo sistema de Concorrência Restrita. Declaro, também, estar ciente de que as vagas reservadas se destinam às pessoas que apresentem características fenotípicas específicas, reconhecidas em território brasileiro, não sendo suficiente a identificação pessoal e/ou subjetiva do candidato optante por reserva de vaga. Caso, a qualquer momento, seja comprovado que não atendo a tais exigências, declaro estar ciente de que serei excluído/a do referido processo seletivo ou, se constatado posteriormente, poderei ser desligado/a do curso.

 

Data: ____/___/______

 

 

Assinatura: _____________________________________________

 

 


 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por BENEMAR ALENCAR DE SOUZA, PRÓ-REITOR (A), em 17/07/2020, às 16:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 8º, caput, da Portaria SEI nº 002, de 25 de outubro de 2018.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufcg.edu.br/autenticidade, informando o código verificador 0904504 e o código CRC FA66CA72.



 


Referência: Processo nº 23096.023104/2020-28 SEI nº 0904504